A AHP apresentou à Câmara Municipal de Lisboa novas medidas para estimular a procura turística durante a pandemia de covid-19, incluindo a oferta de vales de 50 euros a cada turista que fique pelo menos três noites na cidade, para descontar em serviços turísticos.
A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) anunciou num comunicado que enviou várias propostas a pedido da autarquia e sublinhou que “devem ser orientadas quer para o apoio à sobrevivência das empresas, como estímulo ao turismo interno e espanhol no que resta do verão e outono, mas também como medidas de mais longo alcance, para a retoma progressiva do setor”, segundo Raul Martins, presidente da Associação.
A AHP propõe assim a atribuição de um voucher/vale de desconto no valor de 50 euros a cada turista que pernoite em estabelecimentos hoteleiros e alojamento local colectivo (hostels e guesthouses) por um mínimo de três noites.
O voucher poderá ser utilizado para “descontar em serviços turísticos optando por utilizar esse valor em mais uma noite no alojamento; em equipamentos culturais; em restaurantes, casas de Fado, Adegas; numa atividade de animação turística; etc.”, sendo entregues aos visitantes “pelo próprio estabelecimento em que esses se alojem”.
A Associação também propõe tornar os transportes públicos gratuitos para todos os turistas hospedados em Empreendimentos Turísticos e Alojamento Local Coletivo durante o período da sua estadia, residentes e trabalhadores até Março de 2021.
Outra medida proposta pela AHP é isentar os hóspedes dos empreendimentos turísticos e alojamento local colectivo do pagamento de entradas em todos os espaços culturais e equipamentos geridos pela Câmara Municipal (via EGEAC ou Associação de Turismo de Lisboa), até Março de 2021.
Aproveitando a realização da final da Champions em Lsiboa, a AHP propõe ainda a organização de fam trips personalizadas e altamente qualificadas para os jornalistas que vêm acompanhar o evento.
A Associação propõe ainda o reforço da alocação das verbas de promoção da Associação de Turismo de Lisboa para “contribuir para colocar Lisboa no “top of mind” das escolhas de indecisos de última hora e de público em geral que adiou a o projeto de viagem através de: a) campanha de comunicação de relançamento do destino nos mercados de dimensão que nos podem visitar fácil e convenientemente de automóvel; b) potenciar instrumentos de incentivos de apoio à captação de rotas aéreas para a cidade, em parceria com a ANA – Aeroportos, a RENA – Associação das Companhias Aéreas em Portugal/Airline Association Portugal e o Turismo de Portugal; c) incrementar novos instrumentos de apoio à comercialização das empresas”. *Fonte: Presstur/PT.