O cenário é desafiador para hotéis baianos, conforme a ABIH-Ba

Por Lício Ferreira

“Nesse Primeiro semestre de 2020, o faturamento dos hotéis em Salvador reduziu 61%, quando comparado com o mesmo período de 2019, afetando diretamente ao empresariado e aumentando cada vez mais as dificuldades para o segmento hoteleiro. Estamos vivendo um cenário muito desafiador para nosso segmento e sem boas perspectivas nos próximos meses”.

As palavras de decepção são do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), Luciano Lopes que confessa: “Nunca poderíamos imaginar que estaríamos vivendo uma crise econômica desta dimensão. A pandemia chegou e atingiu os mais diversos setores de forma súbita e assustadora. O setor hoteleiro na Bahia interrompeu praticamente todas as atividades”.

Luciano Lopes revela, ainda, que, atualmente, 95% dos hotéis no Estado estão fechados sem faturamento há quatro meses e que milhares de pessoas estão sem os seus empregos (mais de 30 mil pessoas foram demitidas na Bahia). “Em Salvador, por exemplo, a ocupação hoteleira, no primeiro semestre de 2020, foi de apenas 32,18%. Nesse mesmo período de 2019, a ocupação foi de 61,55%”, refletiu.

Nesse momento tão crucial do Covid 19, as expectativas para os próximos três meses não são nada animadoras para o setor hoteleiro na Bahia. “Muitos hotéis ainda continuarão fechados nas treze (13) zonas turísticas, seja por decretos municipais ou por falta de hóspedes, considerando que as pessoas não estão viajando a lazer” reforça Luciano Lopes, presidente de ABIH-BA.

CAMPANHA

No último sábado, 25, a ABIH-BA realizou o pré-lançamento do portal reserveseusonho.com.br, um evento inédito no segmento.

A novidade, que integra a campanha “Reserve Seu Sonho e Venha de Lá”, foi anunciada por meio dos canais digitais da entidade e o cliente ao adquirir um ‘voucher’ de duas diárias, no portal, ganha a terceira. O lançamento oficial será no próximo dia 14 de agosto, quando a entidade completa exatos 50 anos de fundada.

A ação conta com a participação de diversos empreendimentos hoteleiros da Bahia, como Costa do Sauípe Resorts, Fera Palace Hotel, Hotel Fasano Salvador, Floral Inn Family Hotel, Hotel La Dolce Vita, Aldeia da Mata Eco-Lodge, Pousada Aldeola, Mar Brasil Hotel, Monte Pascoal Praia Hotel, Fiesta Bahia Hotel, Quality Hotel, Mercure Salvador, Wish Hotel da Bahia, Portobello Praia Resort, Hotel Malibu Plaza, Gran Hotel Stella Maris, dentre outros hotéis distribuídos pelas zonas turísticas do estado da Bahia.

O presidente da ABIH-BA e também diretor executivo da Prima Empreendimentos disse que o objetivo “é minimizar os impactos causados pela pandemia no setor turístico, estimulando o desejo de viajar, capitalizando hotéis e pousadas e acelerando o retorno das atividades turísticas na Bahia. Com isso, também vamos ajudar os pequenos e médios meios de hospedagem distribuídos pelas 13 zonas turísticas”.

E informou, neste domingo 26. “O pré-lançamento animou o setor hoteleiro e unidades que estavam há 130 dias sem vender nenhuma ocupação, já conseguiu seus primeiros clientes, através do portal. Agora, é hora de manter o foco e acreditar em dias melhores”, finaliza.

PESQUISA

Sempre atenta à situação do trade, a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), através do Observatório do Turismo, realizou uma pesquisa virtual sobre “Os Impactos da Pandemia Covid-19 no Setor”. Esta revelou em dados: “Na Bahia, 84,6%, das empresas de turismo fecharam suas portas neste período e, entre os guias de turismo, a totalidade ficou sem exercer a atividade. Antes dessa crise, a maior parte das empresas possuía até cinco colaboradores, correspondendo a 58%, e mais que três quartos do total, ou seja, 76%, possuíam até 10 colaboradores”.

Para a grande maioria dos empresários (90%) houve uma redução do faturamento acima de 50%, em relação ao mesmo período do ano anterior. “Estes números comprovam o quanto o segmento foi impactado pela pandemia, mas, passada esta fase difícil, vamos trabalhar para promover a retomada da melhor maneira, com cautela e segurança, para que o turismo na Bahia volte a ser expressivo como sempre foi”, antecipa o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco.

Entre os pesquisados, a maioria foi representada por microempresas e microempreendedores individuais, totalizando 72%. Já, as de grande porte representaram apenas 1%. Entre os guias, a amostra foi de 110 dos que atuam no setor, no âmbito do Estado da Bahia. *Fonte: Tribuna da Bahia

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *