Por Lício Ferreira
A maior baía tropical do mundo, a Baía de Todos-os-Santos, com mais de 1.000 km2, 56 ilhas e 16 municípios, que compõem o Recôncavo Baiano, vai incrementar o seu turismo náutico e cultural com a cessão, pela Superintendência do Patrimônio da União – SPU à Secretaria de Turismo da Bahia – Setur, dos seguintes equipamentos: base náutica de Salinas da Margarida; atracadouro do Museu Wanderley Pinho, em Candeias; e dos terminais turísticos de Cachoeira, Botelho, na Ilha de Maré, e Bom Jesus dos Passos.
Durante a assinatura do contrato, em junho passado, o superintendente da SPU, Maurício Marques disse “que a União cumpria a sua missão ao colaborar para beneficiar a população com projetos essenciais, que contribuem para a geração de emprego e renda e, consequente, melhoria de qualidade de vida”. Por sua vez, o chefe de Gabinete da Setur, Benedito Braga, representando o Governo do Estado, afirmou: “A partir desta assinatura poderemos dar andamento às obras que irão dotar a Baía de Todos-os-Santos de novas estruturas para a prática do turismo náutico e cultural, promovendo geração de emprego e renda e contribuindo para o desenvolvimento econômico de todo o seu entorno”.
DESENVOLVIMENTO
Os equipamentos cedidos, gratuitamente, fazem parte dos Lotes 1, 2 e 3 do Prodetur, programa implementado pela Setur, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, para promover o desenvolvimento do turismo náutico e cultural na Baía de Todos-os-Santos – BTS. Ao todo, são três os lotes contemplados com obras de infraestrutura náutica, executadas por meio de uma rede de intervenções. O superintendente de Investimentos em Zonas Turísticas (Suinvest) da Setur, Antônio Fernando Pereira dos Santos, acrescentou: “Os projetos foram apontados através dos Estudos de Roteirização do Programa e se configurarão em espaços e/ou equipamentos voltados ao incentivo de atividades turísticas dos segmentos náutico e cultural”.
No Lote 1 estão também a base náutica Marina de Itaparica e o atracadouro e o restaurante do Solar do Unhão-MAM, além do terminal de Botelho e do atracadouro do Museu Wanderley Pinho. O Lote 2 reúne, além da base náutica de Salinas da Margarida e do terminal de Cachoeira, o terminal turístico de Maragojipe. No Lote 3 as obras contemplam a base náutica de Cacha Pregos, o terminal turístico de Jaguaripe e o atracadouro de Mutá, além do terminal de Bom Jesus dos Passos.
*Fonte: Tribuna da Bahia/Foto: reprodução