Salvador investirá cerca de R$ 20 milhões para recuperar turismo

Por Flávio Gomes

A terceira parte do plano de retomada das atividades comerciais em Salvador foi apresentada pelo prefeito ACM Neto. Nesta etapa, estão detalhados os projetos para movimentação do turismo, a principal atividade econômica da capital. O anúncio foi feito na manhã de ontem, no Hub Salvador, no Comércio, local onde começa a funcionar, nesta quarta-feira (5), o Centro de Recuperação do Turismo (CTR).

A capital baiana (foto) amarga prejuízos incalculáveis, em função dos efeitos da pandemia do Covid-19, na economia. Com o fechamento dos atrativos e o adiamento de eventos, o setor de turismo um conjunto de ações com investimentos públicos previstos em R$20 milhões, para ajudar na recuperação do trade.

As ações, coordenados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), integram o quarto pilar do plano de recuperação da economia da cidade, chamado de “Estímulo ao turismo”. Já foram apresentados também os eixos “Melhoria do ambiente de negócios”, Obras de infraestrutura e investimentos” e “Soluções urbanas”. Os demais, com lançamento em breve, são “Apoio a pequenos empreendedores”, “Fortalecimento da economia criativa e de inovação” e “Medidas tributárias e fiscais”. São, no total do plano, 101 ações e investimentos de R$7 bilhões.

“Enquanto ainda não tivermos uma vacina contra o Coronavírus, o foco da atração turística na cidade precisa estar adequado a essa nova realidade da pandemia. Num primeiro momento, o turismo nacional deve ser o alvo, voltado para famílias, que ofereça alternativas ao ar livre, interação com a natureza, com a história e a cultura, o que nossa cidade tem de sobra. A Prefeitura vai apoiar o setor nessa nova realidade e já articula parcerias para, quando tivermos uma situação de normalização, possamos estimular a atração de visitantes internacionais e retomar patamares perdidos”, disse o prefeito ACM Neto.

O Centro de Recuperação do Turismo começa a funcionar nesta quarta-feira, dia 5. Foto: Valter Pontes

 

Serão 17 ações para recuperar o turismo na cidade que estão divididas em: Campanha Visite Depois, Campanha Salvador Pede em Casa, Campanha Uma Saudade Chamada Salvador, Melhoria da comunicação digital, Capacitação de mais de 7 mil profissionais do setor do turismo, Pesquisa de demanda turística em Salvador, Centro de Recuperação do Turismo, Programa de certificação sanitária e de saúde com selo Verificado, Aderência ao selo Safe Travels, Projeto de lei propondo a criação da Agência Municipal de Fomento para Negócios no Turismo, Criação de Market place, Campanha Protocolos, Campanha Salvador para Soteropolitanos, Campanha Reencontros, Webinar Capacitação, Certificações de Bandeira Azul e Adaptação do setor de turismo às mudanças climáticas. *Fonte: Tribuna da Bahia; Foto do Centro Histórico de Salvador, divulgação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *