Por Lício Ferreira
Salvador tem 37% dos leitos hoteleiros indisponíveis nesse mês de agosto. Os dados são do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb) que mostram que a oferta da hotelaria de rede no Brasil -com as portas abertas – começa com 69%. Ainda, segundo o relatório “Oferta e Disponibilidade da Hotelaria” a cidade que reúne o maior número de meios de hospedagem fechados, é o Rio de Janeiro, com 49 empreendimentos e 54% da sua capacidade paralisada.
Para o presidente da ABIH-Bahia, Luciano Lopes esse dado apresentado pelo Fohb não reflete, em absoluto, a nossa realidade. “É um dado que traduz apenas os hotéis que fazem parte de redes hoteleiras aqui instaladas, como a rede Accor, que administra cerca de oito hotéis por aqui. O percentual real dos hotéis da cidade, que estão realmente parados, oscila entre 85 a 90%. E, um boa parte, já está reabrindo. A grande maioria de hotéis, na capital baiana, funciona é na linda ‘independente’, ou seja, operada pelo próprio dono, através de uma empresa hoteleira. Cito como exemplos: Fera Palace, Wish, Mar Brasil, Monte Pascoal, Sotero e Grande Hotel da Barra”.
MEIOS PARADOS
Conforme o levantamento do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), o Nordeste apresenta 46% dos meios de hospedagem parados e 29% estão no Sul. O Fohb – que representa 65 redes que gerenciam 872 hotéis e 141 mil apartamentos em 209 cidades brasileiras – também acompanha as curvas de fechamentos e aberturas por categoria. Nessa análise semanal, que está disponível no site da instituição, os resorts são os que mais sentem os efeitos do coronavírus. No começo da pandemia no país, 100% da oferta de leitos estava indisponível. Atualmente, após mais de 15 semanas, o índice de fechamento ainda é de 47%.
Participam desse relatório um total de 65 redes hoteleiras; 872 hotéis; 141.084 unidades habitacionais instalados 26 estados e 209 municípios brasileiros. Ainda segundo a pesquisa, a previsão de reabertura dos leitos, é que 23,1% das unidades sejam disponibilizadas aos clientes, no próximo mês de setembro. A cidade de Salvador participa do documento com 14 hotéis e 3.085 unidades habitacionais, sendo 62,42% abertos e 37,58% fechados.
*Fonte: Tribuna da Bahia