Chama-se “Smart Sightseeing” e começou a ser testado nos últimos dias de julho, no centro de Lisboa. Este autocarro panorâmico para turistas é, segundo a empresa que o desenvolveu, “completamente inovador e com caraterísticas que não existem em mais nenhuma cidade do mundo”. Esta diferenciação reside no facto “de ter vista total dos lados e por cima – e, à frente, tem um ecrã que, ora reproduz a rua que se está a percorrer, ora passa pequenos vídeos que descrevem os locais que está a atravessar, dando apontamentos históricos sobre a cidade e o país ou, então, contando os costumes e as singularidades dos bairros lisboetas e dos seus habitantes”.
O “Smart Sightseeing” parte de hora a hora todos os dias dos Restauradores (em frente ao Palácio Foz) para passeios de 50 minutos. Durante a viagem os turistas estão sempre a ouvir informações sobre os sítios onde estão a chegar, convidando-os a olhar para os pontos mais interessantes. E, entre cada um dos locais, são projetados 26 vídeos com uma atriz, imagens aéreas, virtuais e animadas que explicam a história, o caráter e a vivência da cidade. O autocarro é “muito espaçoso, confortável (só transporta 18 passageiros de cada vez) e climatizado”.
“Os passeios panorâmicos são um sucesso em todo o mundo, mas sempre lhes encontrei três limitações: mostram a cidade, mas não a explicam; são desconfortáveis sempre que chove, faz frio ou há muito calor; e perdem interesse quando cai a noite”, afirma Paulo Parreira, responsável por esta empresa de inovação turística nascida na Startup Lisboa. “Concebemos o nosso autocarro para ultrapassar essas limitações e, por isso, chamamos-lhe ‘Smart Sightseeing’: fazêmo-lo para sublinhar que é uma versão 2.0 dos tradicionais sightseeing, a qual explica o melhor da cidade numa linguagem divertida, opera à noite e tem sempre o maior conforto, independentemente do estado do tempo”.
“Todos os vídeos que passam estão dobrados em inglês, francês, espanhol, alemão e chinês (mandarim). E há alguns de reserva, para o caso de haver um acidente numa das ruas onde o autocarro esteja a passar ou um engarrafamento que atrase a viagem: nesse caso, ajudam-se os turistas a passar o tempo de uma forma interessante com, por exemplo, um vídeo que conta a história do pastel de nata”, refere a empresa.
A animação que é “feita à volta da atriz que vai falando ao longo da viagem acentua o tom alegre das suas tiradas. Mas isso não impede que seja dada informação fidedigna sobre a origem dos lugares, a sua evolução ao longo do tempo, ou, até, informações verdadeiramente originais: poucos portugueses saberão, por exemplo, que os historiadores se inclinam cada vez mais para a possibilidade de o nome Tejo ter origem numa árvore comum em Lisboa”.
Há também informação sobre o clima, a luz da cidade, as suas festas populares ou a sua gastronomia. E, embora de uma forma sintética, os clientes estão sempre a ser informados das caraterísticas dos bairros por onde vão passando: Mouraria é “onde nasceu o fado”, Alfama tem “origem muçulmana”, o Chiado é “cosmopolita”, o Príncipe Real “o bairro ‘trendy’, com muitos artistas e designers”, a Avenida da Liberdade a “zona de luxo, com lojas caras”.
“Lançámos este autocarro único em plena crise turística porque entendemos que é nestas alturas que a inovação é mais importante”, afirma Paulo Parreira, que já foi CEO da Lifecooler. “Sentimos que estamos a fazer algo pelo futuro do turismo em Portugal: quando o mercado retomar o seu fluxo normal, quem tiver inovado mais e qualificado mais os seus produtos e serviços vai ter grandes vantagens na retoma. À sua escala, o Smart Sightseening de Lisboa está a dar o seu contributo”.
Na sua viagem inaugural, a 27 de julho, o autocarro Smart Sightseening teve como passageiros a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, o vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Gaspar, e o diretor executivo da Startup Lisboa, Miguel Fontes.
*Fonte: Publituris/PT