Durante os meses de junho e julho, as reservas de aluguer de autocaravanas continuaram a apresentar um crescimento acentuado. Segundo a Indie Campers, empresa portuguesa de aluguer de autocaravanas, nestes dois meses do ano, o turismo doméstico (reservas realizadas por portugueses que se deslocam apenas em Portugal) aumentou 250%, em comparação com o mesmo período homólogo. De igual forma, as reservas de portugueses que têm como objetivo viajar de autocaravana pela Europa, cresceram 200%.
Hugo Oliveira, CEO da Indie Campers, salienta que “o aumento da procura de autocaravanas demonstra como, após o período de confinamento, muitos viajantes optaram por realizar as suas deslocações através deste tipo de veículo. Uma tendência expectável, sendo que corresponde a uma das alternativas de mobilidade mais seguras quando se trata de reduzir as possibilidades de contágio, uma vez que permite que pequenos grupos possam viajar de forma isolada, autónoma e flexível”.
Segundo dados da empresa, entre as reservas realizadas por portugueses nos meses de junho e julho, mais de 90% tinha como ponto de partida os armazéns de Lisboa, Porto ou Faro, um aumento que está “diretamente relacionado com a “nova normalidade”: viajar dentro dos territórios nacionais e evitar viagens de longa distância”, refere a empresa.
A Indie Campers estima, com base nos registos dos meses mais recentes, que este crescimento se irá manter durante os próximos meses, não só em Portugal como também no resto da Europa. Nos países vizinhos onde a Indie Campers está presente, está de igual forma a ser experienciado um aumento acentuado no número de reservas. Em Espanha, este crescimento foi de 200% enquanto que, em França, foi de 500%, e na Alemanha as reservas domésticas cresceram 850%.
A Indie Campers revela também que, durante junho e julho de 2020, foi na capital onde se realizaram a maior parte das reservas dos portugueses, registando deste modo, um aumento de 300%, comparativamente ao mesmo período do ano passado. Em segundo lugar está o armazém da Indie Campers no Porto, com um crescimento de 150%, e, em terceiro lugar, encontra-se a cidade de Faro, que teve um crescimento de 250% nas reservas. Adicionalmente, os dados da Indie Campers demonstram que os portugueses que optam por viajar em autocaravana, realizam, em média, uma estadia de 6 noites.
*Fonte: Publituris/PT