Visite 15 praias paradisíacas no Litoral Norte de São Paulo

O Litoral Norte de São Paulo é encantador: suas praias, de areia grossa e águas transparentes, ladeadas por montanhas cobertas pela densa e exuberante mata atlântica, são um convite ao deleite. Mas só enquanto a chuva não aparece!

Veja uma seleção de belíssimas praias de Ubatuba, Ilhabela, São Sebastião e Bertioga que encantam sempre.

1. Praia do Cedro, Ubatuba

Praia do Cedro, Ubatuba (SP)

Uma das praias mais bonitas de Ubatuba (SP), a Praia do Cedro se mantém preservada (e vazia) por causa da dificuldade de acesso (40 minutos de trilha a partir da Praia de Grande do Bonete). O mar com tons de azul esverdeado é calmo e forma várias piscinas naturais. (GUILHERME ANDRADE/Viagem e Turismo)

Itamambuca, SP

Itamambuca, em  São Paulo (Fábio Colombini/Viagem e Turismo)

A praia é palco de competições nacionais e internacionais de surfe. Por isso, espere encontrar frequentadores jovens. O canto esquerdo, cujo acesso é feito por um condomínio, é frequentado por famílias. E no direito, rola muita agitação.

 

3. Praia do Félix, Ubatuba

Pequena e tranquila, a Praia do Félix é procurada por surfistas

Pequena e tranquila, a Praia do Félix é procurada por surfistas (Renato Pizzutto/Viagem e Turismo)

O canto esquerdo é bom para surfe; o direito, de águas calmas e transparentes, melhor para banho. Há poucas barracas de lanches e bebidas. O acesso é feito por uma estradinha ao lado de um condomínio, à beira da rodovia.

4. Praia do Prumirim, Ubatuba

Praia da Ilha do Prumirim, Ubatuba (SP)

Praia da Ilha do Prumirim, localizada em frente à Praia do Prumirim, é destino de passeios de escuna e um ótimo lugar para mergulho (GUILHERME ANDRADE/Viagem e Turismo)

Há uma cachoeira no canto esquerdo da praia, onde o rio deságua e o mar é calmo e bom para banho – e na frente, a Ilha do Prumirim (foto), é destino de passeios de escuna e um lugar perfeito para o mergulho.

5. Puruba, Ubatuba

Praia Puruba, em Ubatuba (SP)

Para chegar à essa praia de extensa areia branca, é preciso fazer uma travessia com barqueiros da prefeitura (grátis) ou particulares (que cobram uma pequena taxa). Os rios Puruba e Quiririm, que se encontram para desaguar no mar, cercam a praia.  (Renato Pizzutto/Viagem e Turismo)

 

6. Brava da Almada, Ubatuba

Selvagem e linda Brava da Almada, em Ubatuba, São Paulo
Selvagem e linda Brava da Almada (Flávio Veloso/Viagem e Turismo)

A praia Brava da Almada é uma das 5 de Ubatuba que fazem parte da área de preservação do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar. Tem boas ondas, e por isso, recebe muitos surfistas. Para chegar lá, é preciso caminhar por 40 minutos por uma trilha a partir da Praia da Almada.

7. Bonete, Ilhabela

Praia Bonete, em Ilhabela, em São Paulo Uma vilinha de pescadores guarda este tesouro do litoral paulista, com mar azul e mata preservada. Foto: Flávio Veloso.

Disputa com Castelhanos o título de praia mais bonita de Ilhabela. São 800 metros de orla, com um rio no lado esquerdo e ondas boas para surfe – as canoas da vila caiçara completam o cenário. Aqui, vale a dica de usar repelente.

8. Castelhanos, Ilhabela

Ilhabela tem a maior faixa preservada de Mata Atlântica em área insular (Luis Daniel Molinari/Sectur Ilhabela)

Essa praia é a estrela de Ilhabela: tem longa faixa de areia, com quase 2 quilômetros de extensão, e mar de águas claras, bom para surfar. Chegar lá não é tão fácil assim: é preciso atravessar uma estrada de 22 quilômetros com trechos de terra, que corta o Parque Estadual da ilha. Recomendável ir com veículos com tração nas quatro rodas. Também é possível ir de barco.

9. Maresias, São Sebastião

Praia de Maresias

Durante o dia, surfistas aproveitam o mar de ondas fortes, e muita gente bonita curte o clima de paquera na areia (no canto esquerdo, um pouco mais tranquilo, famílias também marcam presença). Depois do pôr do sol, o movimento migra para a Rua Sebastião Romão César, na choperia Santo Gole, e avança pela madrugada nas baladas locais.  (Divulgação/Viagem e Turismo)

10. Cambury, São Sebastião

Hotel Nau Royal, em São Sebastião, no litoral de SP Deck na praia de Cambury do Hotel Nau Royal, em São Sebastião, no litoral de SPDeck na praia de Cambury do Hotel Nau Royal, em São Sebastião, no litoral de SP (Divulgação/Viagem e Turismo)

Além de ser a praia mais gourmet de São Sebastião, Cambury tem bons hotéis (como o Nau Royal, na foto), e não perdeu sua identidade jovem e surfista.

11. Camburizinho, São Sebastião

Praia Camburizinho - São Sebastião (SP)

É a continuação de Cambury – separada pelo rio, a praia de Camburizinho tem águas mais calmas e é mais sossegada que a vizinha.  (Lucas Gomes/Viagem e Turismo)

12. Praia Brava, São Sebastião

Praia Brava de São Sebastião (SP)

Surfista saltando de um barco e, ao fundo, a Praia Brava de Boiçucanga. (Guilherme Andrade/Dedoc Abril/Viagem e Turismo)

Deserta e selvagem, a praia de São Sebastião, no litoral norte do Estado, tem ondas fortes que atraem surfistas, e uma pequena cachoeira próxima ao canto direito. O acesso, por uma trilha íngreme, é uma atração à parte: de um mirante é possível ver Boiçucanga e Cambury.

 

13. Praia das Calhetas, São Sebastião

Praia de Calhetas, em São Sebastião

Tiago dá saltos de kung fu panda na Praia de Calhetas, em São Sebastião (Carol da Riva/Viagem e Turismo)

A melhor maneira de chegar nesse paraíso é pegar um ônibus e descer na rodovia (o acesso, próximo ao km 144, é feito por um condomínio, onde não é permitida a entrada de veículos; é proibido estacionar na beira da Rio-Santos). A partir da portaria, são dez minutos de caminhada tranquila até a areia.

14. Juquehy, São Sebastião

Praia de Juquehy, São Sebastião, São Paulo

A areia fina é uma das marcas registradas de Juquehy (Juquehy Praia Hotel/Divulgação)

Ainda com ar rústico e Mata Atlântica bem preservada, Juquehy é dona de uma praia de areia branca e fininha, de pouco mais de três quilômetros de extensão. O seu canto esquerdo agrada as famílias com crianças pelo mar calmo e, o direito, os surfistas em busca de boas ondas. O centrinho, cheio de lojas e restaurantes charmosos, é uma atração à parte.

*Fonte:Viagem & Turismo 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *