Previsão de neve em Santa Catarina atrai turistas às cidades da Serra

Quem for para a Serra de Santa Catarina na espera pela neve prevista para os próximos dias vai encontrar a maioria dos pontos turísticos fechados. Por causa da pandemia do coronavírus e dos decretos que proíbem as aglomerações na região, cidades como Urubici, Urupema e São Joaquim estão com pontos interditados e terão uma fiscalização mais rigorosa com os turistas.

Principais pontos turísticos da Serra estão fechados e, por causa da pandemia do coronavírus, cidades vão fiscalizar aglomerações na espera pela neve. Foto: Wagner Urbano.

 

Em relação à rede hoteleira, os municípios estão com lotação máxima entre 40 e 50%, e dentro dessa capacidade praticamente não há mais vagas na região para quinta (20) e sexta-feira (21) – os dias com a previsão de neve. As prefeituras pedem que os turistas sem reserva não viagem para a região e evitem o “bate e volta” comum nessa época de turismo em busca da neve.

– Estamos realmente muito preocupados, toda a lotação de hospedagem está ocupada e não temos mais como receber ninguém. O pessoal tem pedido para vir com motorhome, e pedimos para que não venham. Por causa da pandemia os centros de turismo onde a gente podia fazer um acolhimento desses turistas de bate e volta estão fechados – destaca a secretária de Turismo de São Joaquim, Adriana Schlichting.

Nas praças de São Joaquim onde os turistas tradicionalmente passam a noite esperando a neve, a Polícia Militar vai montar pontos de fiscalização para evitar a aglomeração de pessoas. Não há previsão de bloqueios na entrada da cidade.

Em Urubici o Morro da Igreja, principal ponto turístico e um dos mais frios do Estado, está fechado desde o início da pandemia. O local é parte do Parque Nacional de São Joaquim, controlado pelo ICMBio, e o acesso está proibido.

O mesmo vale para a pequena Urupema, onde fica o Morro das Torres, que é tradicionalmente o ponto mais alto e frio de Santa Catarina. O acesso ao morro está fechado, assim como a “cascata que congela” que fica na cidade.

Outro ponto fechado é a Serra do Rio do Rastro, que além de local de turismo é um dos acessos aos municípios mais visitados da região. A rodovia passa por obras e o trânsito está liberado somente aos domingos e das 5h às 8h e das 17h às 20h entre segunda-feira e sábado. O mirante da Serra do Rio do Rastro, na cidade de Bom Jardim de Serra, também está com restrições.

Fonte: NotiserraSC/DC

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *