Da Redação
No verão de 2021 os 18 municípios da Baía de Todos-os-Santos poderão ser acessados mais facilmente por embarcações de calado baixo e ecologicamente corretas movidas por energia solar. É o que garante Moisés Cafezeiro, presidente da Câmara de Turismo da Baía de Todos-os-Santos-, entidade que selou convênio com empresas de capital estrangeiro que irão investir em barcos ecológicos na Bahia. Nesta sexta-feira, em reunião virtual entre integrantes da Câmara de Turismo da BTS e Secult-BA, foi apresentado o projeto de acesso dessas embarcações aos municípios da BTS.
“Duas das embarcações já se encontram em Salvador. Elas vão facilitar o acesso com roteiros mais profundos, percorrendo rios e podendo encostar em qualquer lugar, sem precisar de ancoradouro”, diz Cafezeiro, que considera “taxas absurdas”, as cobradas nos pontos de parada de barcos e lanchas que navegam no entorno da Baía de Todos-os-Santos. Ainda conforme Cafezeiro, três embarcações com lugares para 50, 60 e 180 passageiros, deverão estar operando na próxima alta temporada baiana.
O uso de embarcações com motores elétricos de propulsão é alimentado por baterias carregadas por painéis solares. Além de diminuírem a emissão de gases, esses motores são menos poluentes.
Reuniões online deverão ocorrer mensalmente, envolvendo outras secretarias do estado, como Meio Ambiente e Segurança Pública, para abordagem do futuro transporte turístico-regional na Baía de Todos-os-Santos. *Foto: divulgação.