A figura do navegador Pedro Álvares Cabral, que descobriu o Brasil em 1500, serve de mote para um dia de festa, em Setembro, na aldeia histórica de Belmonte, no distrito de Castelo Branco, foi ontem anunciado.
Natural da Aldeia Histórica de Belmonte, Pedro Álvares Cabral “celebrizou o nome de Belmonte em todo o mundo, quando descobriu o Brasil, em 1500, mas a família Cabral já vinha a marcar, há algum tempo, a História daquele lugar”.
“O pai de Pedro Álvares Cabral chamava-se Fernão Cabral I e foi o primeiro alcaide-mor do castelo de Belmonte. Em 1446, tornou o castelo a sua residência, fundando o Paço dos Cabrais (como ainda hoje é conhecido)”, lê-se.
Por isso, acrescenta a fonte, a festa na Aldeia Histórica de Belmonte “celebra não só a incontornável figura de Pedro Álvares Cabral e os Descobrimentos, como também a própria família Cabral”.
A iniciativa inclui várias atividades ao longo do dia 19 de Setembro que “prometem um novo olhar sobre a família Cabral e momentos para celebrar a ligação de Belmonte e Portugal com o Brasil”.
“Haverá, por exemplo, um almoço brasileiro com o chef Valdir Lubave (há muito residente em Belmonte), que dará a provar os melhores sabores do Brasil, e um concerto com a Orquestra Bamba Social & Tiago Nacarato (colectivo de músicos portugueses e brasileiros) que tocará música brasileira no local onde nasceu Pedro Álvares Cabral, ao pôr-do-Sol”, é anunciado.
O programa, que começa pelas 10h com uma visita teatralizada comentada, inclui almoço brasileiro (13h), percurso cenográfico – musical (17h), concerto pela Orquestra Bamba Social & Tiago Nacarato (19h) e visita teatralizada comentada noturna (21h30).
Devido à pandemia causada pela covid-19, a participação presencial na festa será limitada e sujeita a inscrição prévia, mas terá transmissão via streaming, nas redes sociais.
A inscrição é gratuita e pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico.
O evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do município de Belmonte, associações e agentes económicos locais, com o apoio do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Econômica de Recursos Endógenos (PROVERE).
O ciclo “12 em rede – Aldeias em Festa 2020” inclui iniciativas nas 12 Aldeias Históricas de Portugal: Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso. *Fonte: PressTur; Foto: aldeiashistoricasdeportugal.com