Nesta quinta-feira (27), o Espírito Santo anunciou a retomada de passeios para a observação de baleias Jubartes, que acontece há 25 quilômetros da costa, um percurso de 40 minutos. A atividade seguirá os protocolos de saúde e segurança no combate à covid-19.
“Este é um grande ativo turístico do nosso Estado. Em decorrência da pandemia foi preciso a criação de um protocolo específico para que os passeios de observação fossem retomados”, destaca Dorval Uliana, secretário de de Turismo do estado.
O protocolo foi composto pelos membros do Projeto Baleia Jubarte e apresentado ao Governo do Estado e às prefeituras de Vitória e Vila Velha para validação junto às autoridades sanitárias.
Cada tripulante receberá um kit contendo máscara, luvas, álcool gel e alimentação individual. Haverá higienização criteriosa da lancha, a redução no número de pessoas em cada passeio, além da verificação da temperatura de todos.
Os interessados em ver as baleias no Espírito Santo na temporada 2020 devem entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte onde há todas as informações das empresas, calendário e valores. O Projeto Amigos da Jubarte mantém o monitoramento dos cetáceos e a expectativa é de que este ano cerca de 25 mil baleias da espécie Jubarte passem pelo litoral para reproduzirem e amamentarem seus filhotes.
“Antes mesmo da pandemia já era nossa orientação. Há todo um cuidado necessário para proteção da tripulação e dos cetáceos e isto precisa ser observado”, afirma Sandro Firmino, diretor do Instituto Canal e membro do Projeto Amigos da Jubarte. *Fonte: Brasilturis
O Projeto Amigos da Jubarte é uma co-realização do Instituto O Canal, Instituto Últimos Refúgios em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e tem apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo (Setur), Prefeitura de Vitória e Vila Velha e Capitania dos Portos. Só no ano passado, quase mil turistas fizeram a observação de baleias no Espírito Santo.