Da Redação
A Prefeitura de Lençóis desistiu de abrir a cidade para o turismo a partir desta terça-feira, dia primeiro de Setembro, conforme estava previsto e divulgado pelo Portal Turismo Total, em matéria assinada por Reginaldo Marinho, nosso colaborador na região da Chapada Diamantina (BA). Publicamos, portanto, na íntegra, o comunicado oficial que justifica o recuo do município, que se empenha para evitar a propagação do coronavírus.
COMUNICADO
Tendo em vista:
– a necessidade de aprovação de Projeto de Lei que prevê Multas para pessoas que descumprirem as medidas de combate ao Covid-19. O projeto está na Câmara de Lençóis desde 14 de maio e aguarda apreciação pelos vereadores o que deve acontecer nesta quarta-feira, 2 de setembro. Bem como a implementação destas medidas. Este instrumento é crucial para a fiscalização;
– a decisão conjunta de intensificação das ações de conscientização da população com base em documento com sugestões que deve ser organizado pela Associação Comercial de Lençóis;
– a realização de vistorias nos estabelecimentos turísticos que ainda não alcançou um número suficiente de estabelecimentos necessário para reabertura;
– recomendação do Conselho Municipal de Turismo (CONTUR) encaminhada nesta segunda-feira ao gestor municipal recomendando adiar a reabertura para manutenção do padrão de segurança, organização e qualidade oferecido costumeiramente por Lençóis aos turistas;
– e o aumento de notificações de pessoas com sintomas relacionados ao novo coronavírus nos últimos dias. Na semana de 16 a 22 de agosto, por exemplo, havia o total de 9 pacientes sintomáticos que foram testados para COVID-19 (todos com resultado negativo). Já nesta última semana – de 23 a 30 de agosto – já são 34 pessoas com sintomas semelhantes ao Covid-19 sendo investigados. Um aumento de mais de 300%. Os casos ainda estão sendo acompanhados de acordo com os protocolos epidemiológicos e podem ou não ser confirmados para a doença.
Esta última informação que se apresentou apenas neste último final de semana exige maior atenção por parte do poder público e de toda população.
Sendo assim, a Prefeitura de Lençóis entende que o melhor no momento é aguardar a apreciação do Projeto de Lei para Fiscalização, a apresentação de sugestões educativas por parte da ACEL; o resultado dos testes realizados nos pacientes sintomáticos; bem como a observar a situação de saúde no município nas próximas semanas.
Desta forma, a Prefeitura de Lençóis deve anunciar nos próximos dias um novo plano de educação e conscientização para prevenção do avanço do novo coronavírus. E não há nova data prevista para reabertura.
Novas medidas – a liberação de colocação de mesas nas ruas por restaurantes (cumprindo medidas de distanciamento estabelecidas em decreto) e a ampliação do horário dos restaurantes para até às 21h, solicitações apresentadas pela ACEL à Prefeitura, serão mantidas mesmo com o adiamento da reabertura.
Estado de saúde – Todos os pacientes que procuraram o serviço de saúde com sintomas de COVID-19, apresentam sintomas leves, já passaram por avaliação médica, estão em tratamento e isolamento domiciliar.
Prefeitura Municipal de Lençóis