Desde a última segunda-feira (31), o Governo de Pernambuco autorizou o comércio na faixa de areia do Recife e dos municípios dos Litorais Norte e Sul. A iniciativa que parte do plano de retomada pernambucano, permitiu também a volta das atividades de museus e espaços de exposições e a reabertura do Arquipélago de Fernando de Noronha nesta terça-feira (1).
“O Governo do Estado leva em conta sempre a saúde da população, então todas as atividades liberadas seguem rígidos protocolos de segurança. Tudo está sendo feito com muito cuidado. Aos poucos, estamos recompondo nossa malha aérea, que foi bastante afetada, mas mesmo assim seguimos com o Aeroporto do Recife sendo o maior do Nordeste. A volta do comércio na faixa de areia é uma notícia que era muito esperada. Estamos dando passos importantes para o crescimento na atividade econômica de Pernambuco”, pontua Rodrigo Novaes, secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco.
O comércio na beira do mar terá que cumprir protocolo que estabelece o uso de máscara pelos vendedores e clientes e, ainda, distância regulamentada na faixa de areia. Cada conjunto com guarda-sol e quatro cadeiras (o limite máximo permitido) deve ocupar uma área de 4m x 4m. Os vendedores devem portar ainda álcool em gel, para uso próprio e dos consumidores. A fiscalização das medidas será realizada pelos órgãos de vigilância de cada município.
Em Fernando de Noronha estão autorizadas as pessoas que comprovarem a não infecção por covid-19 ou a presença de anticorpos, com a apresentação do exame RT-PCR positivo realizado há mais de 20 dias, ou do exame sorológico (IgG) positivo. Os exames devem ser encaminhados à administração da Ilha, assim como o comprovante de pagamento da Taxa de Permanência (TPA), por meio do site.
Atrações
A 32ª edição da Regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno) foi confirmada para 10 de outubro, com partida do Marco Zero, no Recife, e chegada no Mirante do Boldró, em Fernando de Noronha. As regras que vão orientar a participação no evento estão em fase de aprovação.
Sob protocolos de saúde e segurança, museus e espaços de exposições já podem operar. Os museus ligados à Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), localizados no Recife e em Olinda, voltam a contar com visitação pública a partir 16 de setembro. São eles:
- Museu do Estado de Pernambuco, Estação Capiba – Museu do Trem;
- Museu de Arte Sacra de Pernambuco;
- Museu Regional de Olinda;
- Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco;
- Museu da Imagem e do Som de Pernambuco (atendimento ao pesquisador);
- Torre Malakoff;
- Espaço Pasárgada
O Centro Cultural Cais do Sertão, localizado no Bairro do Recife e administrado pela Empetur, finaliza as intervenções exigidas pelo protocolo que vai orientar o funcionamento das casas. As atividades de música, teatro, cinema, saraus e outros eventos, com exceção das exposições regulares, permanecem suspensas em todos os atrativos.
Estão liberados parques, passeios de jangadas em Porto de Galinhas, Maracaípe e São José da Coroa Grande. Os tours de buggy e as excursões por meio de agências de viagens também já voltaram a ser oferecidos.
No Recife, os catamarãs no Rio Capibaribe estão disponíveis de terça a domingo, sempre às 11h00 e às 16h00. Confira os 12 protocolos de segurança das atividades do turismo de Pernambuco e informações gerais sobre o destino e novos roteiros pelo interior do Estado link.
*Fonte: Brasilturis