De olho no futuro, quando viajar voltará a ser uma atividade corriqueira, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) vem trabalhando para construir novas parcerias e ampliar os canais de promoção turística internacional, mesmo durante a pandemia do novo coronavírus.
Com esse objetivo, nesta segunda-feira (31), o presidente da Santur participou de uma reunião com Eduardo Leite, representante da CNN International no Brasil, responsável pelo CNN Travel, veículo de comunicação voltado ao turismo. Na reunião, foi tratado sobre a possibilidade de futuras parcerias para divulgação internacional do estado.
– Nós não paramos com a promoção turística. O trabalho continua sendo feito, seja por videoconferências com capacitação de operadores de turismo, ou por nossas redes sociais, divulgando os destinos catarinenses. A mensagem que queremos enfatizar é que o turismo segue vivo, só estamos esperando o momento certo para a retomada com força total e segurança – diz o presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari.
Outra iniciativa para fortalecer a divulgação dos atrativos de Santa Catarina, foi a presença da Santur na capacitação voltada ao trade turístico chileno, realizada na semana passada com apoio da Embaixada do Chile, os Conventions & Visitors Bureaux de Florianópolis e Balneário Camboriú, Floripa Airport e a companhia aérea Sky, que em breve voltará a realizar voos diretos entre Santiago e Florianópolis.
Santa Catarina também esteve na programação do Meeting Brasil On Line – Latin América 2020, realizado entre os dias 10 e 13 de agosto, envolvendo mais de 12 países, e no mês de maio participou de uma capacitação voltada a agentes e operadores de turismo colombianos, a convite da Embaixada do Brasil na Colômbia.
Turismo doméstico
Ao mesmo tempo que trabalha na promoção internacional, a Santur foca também no turismo doméstico, uma tendência forte na retomada das atividades do setor. Um programa que visa otimizar esse movimento dentro do estado, chamado “Viaje+SC”, será implementado para incentivar as viagens dentro do estado.
O programa está estruturado em seis etapas e começa com o lançamento de um selo de reconhecimento para os estabelecimentos que cumprem com as normas sanitárias de combate à Covid-19 e oferecem produtos diferenciados aos visitantes residentes em Santa Catarina. O selo estadual se somará ao selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, reforçando o comprometimento dos estabelecimentos turísticos com as medidas sanitárias.
O Viaje+SC também prevê o lançamento de um site para dar visibilidade aos produtos e atrativos turísticos de cada região, agregando também material de divulgação e ações de marketing. *Foto: divulgação.