KLM faz primeiro voo de seu avião em V para longo curso com baixos consumos

 

A KLM e a Universidade de Tecnologia de Delft realizaram o primeiro voo de teste bem-sucedido de um modelo em escala do Flying-V, um avião desenhado para fazer viagens de longo curso com baixos consumos de energia.

“O primeiro voo de teste bem-sucedido é um fato”, anunciou a companhia aérea num comunicado. O protótipo foi apresentando pela primeira vez em Outubro de 2019, no 100º aniversário da KLM, e tem sido submetido a extensos testes até ser declarado pronto para voar.

O formato em V permite melhorar a aerodinâmica e reduzir o peso do avião, o que significa que o Flying-V poderá ter um consumo de combustível 20% inferior ao das aeronaves mais avançadas, segundo a KLM.

Os tanques de combustível, a cabine de passageiros e o porão estão todos integrados na estrutura das asas, desenhadas em V.

O primeiro voo de teste do modelo em escala do Flying-V realizou-se no mês passado na Alemanha. O protótipo pesa 22,5 kg e mede 2,76 metros de comprimento e 3,06 metros de largura. O modelo está equipado com dois motores de 4 kW, um sistema de controlo remoto e 6 kg de baterias de polímero de lítio.

Com este voo, a KLM e a Universidade de Delft revelaram a capacidade do protótipo para descolar e aterrar em segurança, realizando um voo sustentado e envolvendo uma série de manobras.

Apesar do sucesso do voo inaugural, os engenheiros encontraram alguns problemas, de acordo com o portal especializado em aviação “Simple Flying”. O centro de gravidade da aeronave estava mais para trás do que o previsto, o que significa que o trem de aterragem precisa de ser colocado mais para a frente. E o voo também registou algumas oscilações, o que dificultou a manutenção do nível das asas e complicou a aterragem.

O presidente e CEO da KLM, Pieter Elbers, declarou-se “orgulhoso” com o sucesso do primeiro voo de teste do modelo em escala do Flying-V. “Queremos um futuro sustentável para a aviação, e a inovação faz parte disso”, concluiu. *Fonte: PressTur/PT.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *