As restrições às viagens já foram levantadas em 115 destinos turísticos, mais de metade dos destinos existentes em todo o mundo, o que vem confirmar a tendência de lenta recuperação deste setor, aponta o relatório “Covid-19 Related Travel Restrictions: A Global Review for Tourism”, publicado pela Organização Mundial do Turismo (OMT).
“Uma liderança coordenada e uma maior cooperação entre governos tornou possível que o turismo fosse lenta mas firmemente revitalizado em muitas partes do mundo”, sublinha Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT, citado no relatório.
O estudo, que analisou as restrições às viagens até 1 de setembro , apurou que os constrangimentos foram já levantados total ou parcialmente em 115 destinos, o que corresponde a 53% dos destinos turísticos em todo o mundo e representa mais 28 destinos que em 19 de julho.
Dos 115 destinos que já levantaram restrições que foram adotadas na sequência da pandemia de COVID-19 , dois optaram por abolir completamente os constrangimentos às viagens, enquanto os restantes 113 destinos mantêm ainda algum tipo de restrição.
“Embora tenhamos de permanecer vigilantes e cautelosos, estamos preocupados com os destinos que ainda restringem completamente as viagens, especialmente onde o turismo é vital e o desenvolvimento econômico e social está ameaçado”, acrescenta o secretário-geral da OMT.
*Fonte: Publituris/PT; Foto: reprodução/arquivo PTT.