Abrolhos concentra a maior biodiversidade marinha do país, e é considerado o ‘berçário’ das baleias Jubartes na Bahia. Durante a temporada de reprodução, elas podem ser vistas desde o norte de São Paulo até o sul do Rio Grande do Norte porém a maior concentração está entre o Espírito Santo e a Bahia sendo que 70% delas escolhem Abrolhos.
E, para alegria dos turistas, Após 6 meses de isolamento, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) reabriu, no último dia primeiro de Setembro, o Parque Nacional de Abrolhos, em Caravelas. A visitação no local para observação da fauna e flora só é permitida por embarcações comerciais e a reabertura segue todos os protocolos de prevenção ao Covid-19 estabelecidas pelos órgãos responsáveis.
Para quem vai visitar a ilha, a sugestão de hospedagem é Pousada Casa de Maria, (www.pousadacasademaria.com.br. O estabelecimento, localizado em Prado-BA, em parceria com a Catavento Tour (www.cataventotour.com.br), promove passeios especiais ao local, um dos arquipélagos mais bonitos do mundo e paraíso dos mergulhadores. Uma experiência inesquecível para os turistas que, nesta época do ano, além dos mergulhos podem conferir de perto o espetáculo das baleias Jubartes. Vale destacar que a cidade de Prado está entre as cidades litorâneas da Bahia com menores índices de contaminação pelo Covid-19.
*Fonte: Turismo&Eventos; Foto, crédito: Janderson Martins