Por Zaqueu Rodrigues
De acordo com os resultados de uma pesquisa da TripAdvisor, os turistas têm 218% mais chances de decidir por uma viagem para destinos onde possam relaxar e interagir com menos pessoas em comparação ao período pré-pandemia. A ilha oferece escapadas em ambientes projetados para promover o distanciamento físico, além de atividades ao ar livre que podem ser desfrutadas o ano todo sob o sol da Jamaica.
Situada na costa sul da Jamaica está a Treasure Beach, uma faixa de areia na tonalidade coral e às vezes preta com enseadas particulares e costões rochosos que abrangem uma área de 9 quilômetros. As baías principais de Treasure Beach – Billy’s, Calabash, Fort Charles (também conhecido como Starve Gut) Great e Frenchman’s são excelentes para quem quer escapar para as praias menos exploradas. Com uma abundância de cafés à beira-mar, os visitantes vão se apaixonar e entender o porquê de a região levar o nome de Treasure Beach
Uma verdadeira maravilha natural na Jamaica, a Lagoa Luminosa brilha à noite cercada por manguezais. Isso é possível porque as águas abrigam microrganismos bioluminescentes que, quando agitados, emitem um efeito azul fosforescente. Quando chegar ao meio da lagoa, o visitante pode pular e experimentar a verdadeira magnitude desta maravilha natural. Faça um mergulho noturno com snorkel para uma experiência brilhante ainda mais inesquecível. Os passeios privados já estão disponíveis.
Ahhh Ras Natango Garden & Gallery
Localizado nas colinas com vista para Montego Bay, está o Ahhh Ras Natango, um retiro tropical formado por uma galeria e um jardim botânico. O jardim abriga mais de 50 espécies de samambaias, plantas únicas e belas árvores em seções temáticas. Esculpido na encosta, é possível passear pelo jardim e conhecer as diversas plantas enquanto ouve os pássaros. Depois de experimentar a área verde, o turista termina o passeio na galeria, onde há um tesouro para cada um dos visitantes descobrir. A galeria apresenta obras de artesãos locais e dos artistas residentes – Ras Natango, Tamika e Ayale.
O Dunn’s River Falls & Park em Ocho Rios, St Ann, é um complexo sistema de cachoeiras e nascentes, além de ser considerado um dos tesouros nacionais da Jamaica. Descrito como um fenômeno vivo e crescente, que se regenera continuamente a partir de depósitos de rocha travertino, o Dunn´s River é resultado da precipitação de carbonato de cálcio no rio e como ele flui sobre as quedas. Os visitantes podem escalar as cataratas guiados por guias profissionais, fazendo pausas para sentir os efeitos calmantes da água. Para os aventureiros existe o Falls Flyer, um conjunto de sete tirolesas e quatro pontes suspensas sobre a cachoeira.
O rafting no rio Martha Brae é uma experiência jamaicana por excelência e obrigatório para qualquer turista que deseja ver o interior da ilha e um pouco da flora e fauna únicas do destino. Com uma frota de jangadas de bambu, guiadas pelos capitães dos rios locais, os viajantes navegam pelo rio lento por dentro da selva. Saindo de “Rafter’s Village”, o passeio inclui uma visita ao Jardim de Ervas Miss Martha, onde é possível aprender sobre as ervas medicinais da Jamaica.
As Cavernas da Gruta Verde, ou Green Grotto, são uma jornada a um charmoso submundo, cercado por uma vegetação densa. As cavernas são ainda abastecidas com águas cristalinas. Os visitantes podem explorar a grande caverna de calcário labiríntico com formações rochosas únicas, as estalactites, estalagmites e uma série de bolsões no teto. O passeio por esta atração natural leva visitantes às profundezas da gruta de 1.525 metros de comprimento por 12 metros de profundidade .
*Fonte: Diário do Turismo, com agências