Por Igor Régis
A Disney anunciou nesta terça-feira (29) a demissão de 28 mil funcionários de seus parques. A decisão foi tomada devido ao fechamento prolongado do complexo de Disneyland, na Califórnia e também pelas restrições e limitações nas operações dos parques da Flórida. O anuncio foi feito em uma carta aberta assinada pelo presidente da divisão de Parques, Experiências e Produtos da Disney, Josh D’Amaro.
Cerca de 67% dos 28 mil desempregados eram empregados em regime de meio período, segundo D’Amaro.Desde abril a companhia estava mantendo grande parte dos colaboradores, os chamados “cast members”, em licença não remunerada, fornecendo o benefício de seguro saúde. As demissões anunciadas representam cerca de 25% da força total de trabalho nos parques e hotéis.
Enquanto os parques temáticos da Disney na Flórida, Paris, Xangai, Japão e Hong Kong puderam reabrir com capacidade limitada, tanto o Califórnia Adventure quanto a Disneyland permaneceram fechados em Anaheim, Califórnia.
“Nos últimos meses, fomos forçados a fazer uma série de ajustes necessários em nosso negócio e, por mais difícil que seja essa decisão hoje, acreditamos que as medidas que estamos tomando nos permitirão emergir de uma operação mais eficaz e eficiente quando voltamos ao normal”, afirmou o executivo na carta.
O executivo ressaltou que a Disney está conversando com os colaboradores impactados e também com os sindicatos sobre os próximos passos para os funcionários impactados. O segmento de parques, experiências e produtos de consumo é uma parte vital dos negócios da Disney. No ano passado, foi responsável por 37% dos US $ 69,6 bilhões da receita total da empresa.
*Fonte: mercado&eventos