Entidade de Hospedagem e Alimentação diz que pandemia estimula modernização

Por Pedro Menezes

Apesar do déficit de R$ 182 bilhões desde o início da pandemia, a cadeia de consumo do turismo vem reagindo, a passos lentos e com muitas incertezas ainda pela frente, de acordo com a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA). Para o presidente Alexandre Sampaio (foto), nunca o setor passou por algo semelhante, mas a crise, por outro lado, trouxe modernização para as empresas, além de uma nova visão do que o consumidor do futuro espera dos negócios em termos de prestação de serviço e solução de problemas.

“Temos uma pequena retomada que, possivelmente, poderá estruturar as empresas até o surgimento da vacina, mas não podemos dizer que é um retorno integral. Em tese, 80% dos hotéis e similares estão abertos, mas ainda vemos uma movimentação tímida. Aos poucos, a hotelaria está ganhando espaço novamente, contudo, ainda temos muito o que batalhar para que não haja mais prejuízos a longo prazo”, disse Sampaio.

Para as áreas mais burocráticas dos hotéis, como a administrativa, a tendência é de que os estabelecimentos deixem de lado os papéis e utilizem serviços digitais para, por exemplo, realizar check-in e check-out. Novos meios de pagamento, como totens, também já começam a surgir, de maneira que não haja contato direto do hóspede com o funcionário do hotel. Na perspectiva de Sampaio, a forma de servir as refeições para os hóspedes, por exemplo, já foi adaptada na maioria dos empreendimentos. “Alguns hotéis têm optado por ’empratar’ os alimentos e os cardápios são acessados por meio de QR Code”, exemplifica.

Modernização para a hotelaria e para a alimentação

A FBHA lançou, em setembro, a campanha de aniversário de seis décadas e meia da entidade  com o slogan “65 anos de trabalho, inovação e representatividade!” para enaltecer a importância dos segmentos por ela representados, que tanto têm contribuído para o desenvolvimento econômico do Brasil.

Na corrida pela inovação e modernização de processos, para atender às demandas do “novo normal”, as empresas dos setores de hospedagem e alimentação buscam ajudar o Brasil a sair da crise, mostrando que, com gestão eficiente e criatividade, é possível avançar, de acordo com a FBHA.

“Não temos mais tempo de nos queixar do prejuízo econômico, porque, agora, é hora de trazer soluções. A inovação é fundamental nesta caminhada. Precisamos aprender coisas novas e, acima de tudo, readaptar o turismo para que continuemos movimentando renda, emprego e, claro, alegria para milhões de brasileiros. O aniversário da federação não podia ser diferente: nesses 65 anos de atividade, buscamos sempre modernizar. Neste ano, mais do que nunca, estamos entrando para o novo mundo”, conta Sampaio.

*Fonte: mercado&eventos; Foto: divulgação/arquivo PTT

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