Muito antes de Os Simpsons, Os Flintstones tornou-se a primeira série de comédia em animação a conquistar o horário nobre da televisão. A animação está muito associada ao público infantil, mas, sendo uma série para adultos, Os Flintstones podiam usar um humor mais parecido com o das sitcoms. Tudo isso causou algum espanto. Por exemplo, esta foi a primeira série de animação americana a mostrar casais que dormiam na mesma cama..
Fred e Wilma Flintstone são os protagonistas. Têm um animal de estimação (um dinossauro que se comporta como um cão) e na terceira temporada têm uma filha, Pebbles. Fred é o autor do grito “yabadabadoo”. Os seus vizinhos e amigos são Barney e Betty Rubble. Também têm um animal (uma espécie de dinossauro-canguru) e na quarta temporada adotam um filho, Bamm-Bamm. O surgimento das crianças capta a atenção do público mais novo.
A ação passa-se na Idade da Pedra, mas a vida destas famílias é muito semelhante à vida das famílias americanas em meados do século XX – as roupas e os utensílios são decalcados dos nossos, só que feitos de pele de animal, pedras, ossos e madeira. O estilo de vida – as ocupações, as relações, as preocupações – é exatamente igual ao atual, mas sem eletricidade. Na cidade de Bedrock há restaurantes que servem hambúrgueres de dinossauro e automóveis movidos com a força dos pés, as crianças vão para a escola, o pai lê as notícias gravadas num jornal de pedra. Humanos convivem com dinossauros, mamutes e outros animais pré-históricos. Os anacronismos são assumidos e são, aliás, um dos recursos usados pelos autores para provocar o humor.
Uma curiosidade: o famoso tema musical de abertura só foi introduzido na terceira temporada (apesar de agora aparecer até nos episódios mais antigos). Até aí, o genérico tinha apenas um tema instrumental:
No dia seguinte à estreia, a Variety chamou-lhe “um desastre”. Outros jornais da época colocaram a série entre as piores de sempre. No entanto, o público não concordou com os críticos. A série foi um sucesso instantâneo. Teve seis temporadas, num total de 166 episódios, exibidos na ABC entre 1960 e 1966 (um recorde apenas superado quando Os Simpsons atingiram os 167 episódios em 1997). Depois disso, houve alguns spin-offs, vários episódios especiais e até filmes de animação. Entretanto, calcula-se que cerca de 300 milhões de pessoas tenham assistido a Os Flintstones em mais de 80 países.
Nos anos de 1990, a série passou no Cartoon Network, e pouco depois surgiram as inevitáveis adaptações ao cinema em live action. Em 1994, estreou-se<em< span=””> Os Flintstones, realizado por Brian Levant. As personagens passaram de desenhos animados a atores reais e os cenários foram transportados dos ecrãs de televisão para os de cinema. John Goodman (Fred Flintstone), Rick Moranis (Barney Rubble), Elizabeth Perkins (Wilma Flintstone) e Rosie O’Donnell (Betty Rubble) são os atores principais. A banda The B-52s fez uma versão da música dos desenhos animados.
Em 2000, voltou a repetir a experiência, com Os Flintstones – Viva Rock Vegas, novamente realizado por Brian Levant. Os atores são Mark Addy (Fred), Stephen Baldwin (Barney), Kristen Johnston (Wilma) e Jane Krakowski (Betty).
*Fonte: Diário de Notícias/PT