Ceará não fará campanhas turísticas promocionais devido ao coronavírus

Por Ana Azevedo

Na última segunda-feira (5), Arialdo Pinhos, secretário de Turismo do Ceará declarou que neste ano, mesmo com as estratégias formatadas, não haverá o lançamento de campanhas turísticas promocionais, devido aos desdobramentos da pandemia de covid-19.

“Temos um comitê de covid-19 que acha que ainda não está na hora de fazer publicidade. Não vai ter nenhuma nesse ano. Nós no estado do Ceará estamos trabalhando com os pés no chão. Acredito que voltaremos a ser fortes. Traremos turistas para o estado, mas com respeito aos protocolos de segurança”.

Com destinos de sol e mar, o Ceará vai esperar a pandemia passar para publicitar seu potencial turístico. Foto: Fabiane de Paula

 

A informação foi compartilhada durante a transmissão ao vivo no instagram do Movimento Supera Turismo, a qual abordou projetos para o Ceará, ações de mercado, atrativos e a relação do turismo com o setor público e privado.

Segundo Pinho, há uma dificuldade grande no desenvolvimento dos municípios devido a desvalorização do papel do turismo economicamente. “Na realidade Brasil, o turismo é tratado principalmente nos municípios, sem uma visão profissional. É muito difícil transformar um pequeno município em um grande destino e isso só vai acontecer se o governo estabelecer uma relação quase paternal com a região. Quando você trabalha com dinheiro público, a responsabilidade é bem maior e é necessário mais planejamento. Isso acaba sendo mais lento e burocrático do que na administração do privada”, avalia.

Sobre a exploração mercadológica do destino por parte de estrangeiros, o secretário diz: “O investimento é aberto. O empresariado do Ceará focou em fortaleza e perdeu a oportunidade, porque não quis ir para mais distante, já os europeus foram e hoje tem grandes empreendimentos. Com a pandemia, temos 50 pousadas sendo construídas no Ceará e 90% são de estrangeiros”.

Arialdo falou também sobre o desenvolvimento de esportes náuticos, regiões além da costa litorânea e estratégias de promoção turística do estado e aconselhou o período de 20 dias de viagem para conhecer “bem” os atrativos.

“De belezas naturais eu iria para Guaramiranga; para o Cariri, que é rica em cultura; Ubajara; o Sertão para quem quer fazer turismo rural; Quixadá, que permite voo de asa delta até o maranhão com 700 a 800 quilômetros de voo; e temos praias como Bitupitá e praia de Icapuí. Você não precisa sair do Brasil para ter o mar do Caribe, em Bitupitá você tem águas tão translúcidas quanto”, ressalta.

O secretário anuncia ainda que em breve haverá a inauguração de uma praça em Bitupitá. “Essa praça vai ser nova, não tinha antes. Hoje inclusive, eu assinei um e investimento de R$1,4 milhão em Ubajara para ser entregue no prazo de seis meses, da obra que está 98% pronta.

*Fonte: Brasilturis; Foto: divulgação/Arquivo PTT

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