Por: Yuri Abreu
Se para aqueles que têm condições de aproveitar um feriado prolongado de três ou quatro dias o objetivo era, antes, de viagens para outros destinos como fora do estado ou até mesmo fora do país, agora, com a pandemia de covid-19 e a proximidade do feriadão do dia 12 de outubro (Nossa Senhora da Aparecida), a opção deve ser por locais mais próximos de casa e com o deslocamento sendo preferencialmente feito de carro.
Foi o que apontou uma pesquisa feita por um aplicativo de trânsito e navegação colaborativa. De acordo com os dados, em todo o país, apenas 22% dos usuários brasileiros da plataforma pretendem realizar viagens internacionais, um dos percentuais mais baixos entre os pouco mais de 180 países atendidos pela ferramenta.
Além disso, o levantamento indica a preferência por destinos próximos de casa (64%) e que possam ser acessados com o uso de veículos particulares (61%). Já para 59% dos entrevistados localidades muito freqüentadas devem ser evitadas no próximo feriadão, respeitando os protocolos de distanciamento social, mas aproveitando a tranqüilidade do período longe da movimentação das grandes cidades.
“Eu acredito que esse feriado vai ser melhor que o anterior, o de 7 de setembro. Ainda está havendo uma retomada lenta das atividades, mas já sentimos uma reação boa. Com os resorts do Litoral Norte já reabertos, agora a demanda aumentou, principalmente por esses locais, ainda mais do que para Salvador, já que a capital baiana ainda está com as praias fechadas aos finais de semana”, disse Ângela Carvalho, presidente da seção Bahia da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV-BA).
“As pessoas estão buscando espaços mais abertos, onde o entretenimento seja feito ao ar livre. Por isso, a busca maior tem sido maior pela Linha Verde e outros destinos de praia, como Porto Seguro, Itacaré e Morro de São Paulo. O que temos percebido, neste momento, é que o turismo tem sido mais regional, que as pessoas ainda estão preferindo viajar curtas distâncias, nos próprios carros”, acrescentou.
Porém, ainda conforme a dirigente, os turistas que vem de avião e querem aproveitar as belezas naturais do estado, não apenas para o feriadão de 12 de outubro, como também para o resto deste ano, com os diversos feriados, tem como principais origens os estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, que buscam a Bahia por causa das belas praias e cartões postais.
“Os voos para Salvador estão com uma demanda grande. A capital está tendo mais conectividade com outras cidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que são os principais destinos emissores para a cidade. Até dezembro, a demanda por reserva dos resorts do Litoral Norte está muito grande. Mas, os preços não estão baratos, devido a muita procura ante a oferta. Por outro lado, as agências de receptivo têm percebido um aumento de 30% no movimento em relação ao ano passado”, afirmou.
*Fonte: Tribuna da Bahia