Os europeus que queiram viajar para o Reino Unido a partir de outubro de 2021, vão ter de apresentar obrigatoriamente o passaporte, uma vez que os cartões do cidadão ou bilhetes de identidade vão deixar de ser aceites, avança o DN, que cita informação publicada pelo governo britânico.
“Os cartões de identidade são os documentos menos seguros na fronteira e acabar com o seu uso irá fortalecer a nossa segurança quando o Reino Unido recuperar o controlo das suas fronteiras no final do período de transição”, lê-se na publicação do governo de Boris Johnson.
Apenas os cidadãos irlandeses e de Gibraltar não vão ser obrigados a possuir passaporte para entrarem no Reino Unido, numa medida que, além de todos os cidadãos da União Europeia, se aplica também aos da Suíça, Islândia, Noruega e Liechtenstein.
Recorde-se que o período de transição para a saída do Reino Unido da Europa, que se tornou oficial a 31 de janeiro de 2020, termina no próximo mês de dezembro, apesar de ainda decorrerem negociações entre europeus e britânicos sobre os termos dessa saída.
*Fonte: Publituris/PT; Foto: divulgação/Arquivo PTT