Criar e revitalizar atrativos do turismo de Salvador é proposta de candidato a prefeito

Por Berna Farias

Transformar o turismo de Salvador (foto) em ferramenta de oportunidades voltada para o desenvolvimento econômico da população soteropolitana. Este é um dos desafios que o candidato a prefeito Cézar Leite, do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), coloca como meta para um setor dos mais importantes para a capital baiana. O candidato expôs suas propostas ao CBTur – Conselho Baiano de Turismo – nesta quinta-feira, 22, em reunião com representantes do trade turístico no Real Classic Hotel, na Pituba.

Entre as propostas, a criação do Caminho da Vila, ligando a Barra, antiga Vila Pereira, ao Centro Histórico pela Avenida Sete de Setembro, primeiro traçado urbano de Salvador. O trajeto seria feito em um bondinho, onde um guia de turismo narraria a história da cidade. O passeio poderia se estender à Cidade Baixa, onde o turista poderia tomar uma embarcação e seguir para a região da Península Itapagipana ou Plataforma, no Subúrbio Ferroviário, completando a Rota de Todos os Santos: construir píeres para desenvolver o turismo náutico é outra meta de Cézar Leite caso chegue ao Palácio Tomé de Souza.

“Salvador é uma Florença, um museu ao ar livre”, afirma Leite, referindo-se à histórica cidade italiana. “O bondinho do Caminho da Vila pode ativar o comércio da Barra. Em Santos (SP), o bondinho turístico aumentou muito o faturamento. Temos uma história rica nesse trajeto, percorrido inclusive por Charles Darwin, que esteve no Campo Grande. O Subúrbio Ferroviário também tem atrativos não explorados, como a Capela de Escada, de 1560. Ali, como também em Plataforma, se descortina uma das vistas mais bonitas da cidade, mas não tem acesso. E o turista tem que ter acessibilidade”.

Objetivo: ouvir o trade

Com o acesso de turistas a esses pontos do Subúrbio, poderiam surgir áreas para atividades como artesanato e gastronomia, que teriam o apoio da administração municipal. A ampliação do calendário de eventos e a diversificação do turismo, com o desenvolvimento de um pólo áudio-visual para incentivo à produção fotográfica e cinematográfica, também constam dos planos, assim como o entendimento com empresas aéreas para trazer mais voos para a capital baiana e o treinamento e capacitação de guias de turismo e comerciantes do Centro Histórico, em parceria com entidades como o SENAC.

Ouvir representantes do trade turístico, em particular sobre o calendário de eventos, foi o principal objetivo da reunião (foto), conduzida pela presidente do Conselho, Ângela Carvalho. As dificuldades enfrentadas por quem atua no turismo náutico, por exemplo, foram colocadas pelo presidente do Salvador Destination, Roberto Duran. “Nos pontos turísticos, as embarcações não têm onde parar”, pontuou Duran, considerando que, para resolução desse e de outros problemas, tem que ter a ação do poder municipal.

A importância do turismo religioso e do ecoturismo também foi abordada pelo candidato a prefeito, como potenciais da capital baiana. “Atrativo, Infraestrutura e acessibilidade e Segurança são os nossos pilares. Nós temos como fazer Salvador grande outra vez.” Este, aliás, foi o tema da apresentação de Cézar Leite. Médico, ele também apontou a questão do cuidado com a saúde como um dos temas sensíveis à atividade do turismo no momento e para o futuro próximo, incluindo o período carnavalesco.

*Foto de Salvador: Matheus Tanajura; Reunião, crédito: Berna Farias

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *