A Green Pearls, plataforma de comunicação e informação dedicada ao turismo sustentável, destacou as chefs Patricia Yeo, Verena Ganzer (foto) e Manuela Botte, que recorrem a uma filosofia orgânica nas suas criações gastronômicas.
Patricia Yeo abriu o seu primeiro restaurante, o AZ em Nova Iorque, em 1999, tendo recebido duas estrelas Michelin três anos depois, sendo que em 2004 recebeu três estrelas do New York Times pelo seu restaurante de gastronomia mediterrânea, Pazo, e em 2008 duas estrelas da mesma publicação pelo seu restaurante de inspiração francesa e vietnamita, Sapa.
Em comunicado, a Green Pearls afirma que “o seu sucesso assenta na combinação da sua educação internacional, que a levou da Malásia para Inglaterra e para os Estados Unidos, com a sua precisão de um cientista formado”.
Em 2020 começou a trabalhar no Maslina Resort, na ilha de Hvar na Croácia, e cumpriu o desejo de ter um jardim que produz todos os ingredientes para as suas criações, e tem a oportunidade de criar menus customizados, combinando “as suas experiências culinárias diversas com a sua filosofia sustentável”.
“Cozinha o que a região gourmet de Este de Tirol tem para oferecer” é o mote da chef Verena Ganzer, que se dedica a reinventar a cozinha tirolesa no restaurante INSIDE do Naturhotel Outside, na Áustria, onde trabalha desde 2016 como entremier, e desde 2018 como responsável pela cozinha.
A base dos seus menus são pratos regionais e tradicionais “preparados de uma forma moderna e surpreendente” combinando especialidades alpinas e mediterrâneas com ervas aromáticas da região, e reinterpretando pratos clássicos de acordo com a disponibilidade sazonal dos ingredientes que são cultivados de forma orgânica no jardim do hotel.
Manuela Botte é a proprietária do Locanda Mistral, em Itália, perto da fronteira com a França, onde acumula funções como chef executiva, privilegiando a gastronomia tradicional do Vale de Maira.
As suas criações são “baseadas em ingredientes de topo, e a sua disponibilidade sazonal e regional determina a selecção dos pratos” no menu. O pão também é fabricado no local, com recurso a trigo do Este de Tirol, bem como as compotas e geleias.
A chef privilegia produtos orgânicos, sendo o seu marido responsável pelo jardim de vegetais e ervas aromáticas. A Green Pearls cita o hotel Locanda Mistral afirmando que “é a fragrância intensa de cada erva colhida na hora que tornam os pratos de Manuela tão saborosos”.
*Fonte: PressTUR/PT; Fotos: divulgação