Seguindo em sua programação especial em novembro, em que destaca as mulheres no cinema, o “Cinema Drive-In do Goethe-Institut”, que tem suas sessões às quintas e sextas-feiras, sempre às 20h, terá uma semana com filmes da argentina e outra com filmes alemães. Numa curadoria em parceria com o NordesteLab – Plataforma de Articulação Audiovisual, serão exibidos, na escala da Argentina, “As Filhas do Fogo” (2018), de Albertina Carri, no dia 12; e “Zama” (2018), de Lucrecia Martel, no dia 13. Depois, da Alemanha, estarão “Kokon” (2020), de Leonie Krippendorff, no dia 19; e “Sangue de Pelicano” (2019), de Katrin Gebbe, no dia 20. O projeto ocupa o estacionamento do Goethe-Institut Salvador-Bahia, acessível pelo Vale do Canela, e os ingressos custam R$ 10 por veículo, onde podem estar até quatro pessoas, à venda em www.sympla.com/goethebahia.
“As Filhas do Fogo” (2018), de Albertina Carri, é um filme erótico sobre autoestima. Três mulheres independentes de meia-idade, insatisfeitas com suas próprias vidas, se encontram por acaso, bem longe de suas casas, e começam a se relacionar. Quando percebem que estão livres daquilo que acreditam ser regras sociais possessivas, elas decidem formar um grupo cujo propósito é libertar outras mulheres que estejam passando pelos mesmos problemas.
Já “Zama” (2018) é o primeiro filme de época da diretora Lucrecia Martel, bem como seu primeiro trabalho protagonizado por um homem e adaptado de um livro – um romance de Antonio Di Benedetto. No fim do século XVIII, Don Diego de Zama é um oficial da Coroa Espanhola que deseja partir para Buenos Aires. Ele se junta a um grupo de soldados à caça de um perigoso bandido e explora terras distantes habitadas por índios selvagens.
Estreado no último mês de abril, “Kokon” (2020), de Leonie Krippendorff, revela a vida de Nora, uma tímida menina de 14 anos, que vive em Berlim. No microcosmo multicultural de seu bairro, há muitas primeiras vezes para ela: tem a primeira menstruação, fuma maconha, descobre seu amor por outras garotas. A área barulhenta de Kreuzberg de repente parece infinitamente grande e cheia de belezas escondidas. Em um verão que vai mudar sua vida para sempre, enquanto o calor se agarra à sua pele, Nora perde seu coração para o cigano Romy e aprende a se defender.
Por fim, em “Sangue de Pelicano” (2019), de Katrin Gebbe, uma mulher que treina cavalos policiais quer mais um filho e então adota uma criança, uma menina de 5 anos gravemente traumatizada, que sofre de uma doença que a impossibilita de estabelecer conexões emocionais ou sentir empatia, colocando a si mesma e todos à sua volta em perigo. Quando a garota mostra comportamento violento e antissocial, sua nova mãe se vê obrigada a decidir se deve ou não ficar com ela.
Regras de segurança
Todos os protocolos de segurança e saúde determinados pela Prefeitura de Salvador serão rigorosamente seguidos. A venda de ingressos será feita exclusivamente por meio digital, não sendo possível realizar compra no local. A conferência de ingresso se dará pela placa do veículo, não havendo contato físico para a entrada. O acesso de veículos se dará por ordem de chegada e eles serão posicionados com distância de 1,5m entre um e outro. Os ocupantes dos veículos devem obrigatoriamente estar utilizando máscaras, sendo impedido o acesso em caso de descumprimento, e devem permanecer dentro do carro durante toda a sessão. O uso de sanitários, que estarão com tapetes desinfetantes em seus acessos e que serão higienizados após cada utilização, será controlado através de conta no WhatsApp, obedecendo fila para liberação. Os usuários podem levar alimentos e bebidas, visto que não haverá comercialização no local. Os funcionários da casa serão testados para Covid-19 antes do início das operações, terão temperatura medida a cada sessão e estarão paramentados com macacão, luvas, máscaras e face shield.
Sobre o Goethe-Institut Salvador-Bahia
Instituto cultural da República Federal da Alemanha, o Goethe-Institut, fundado em 1951, se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Atualmente, dispõe de uma rede de 159 unidades em 98 países de todos os continentes. A unidade do Goethe-Institut Salvador-Bahia foi criada em 1962 e, desde então, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados. É um espaço disposto ao exercício artístico-cultural, realizando ações próprias e oferecendo suporte a iniciativas de variadas espécies. Dispõe de teatro, foyer, galerias, biblioteca, ateliês, estúdios, salas de aulas, praças, pátio e café. Após mais de meio século de atividades contínuas na cidade, iniciou, em 2016, o Programa de Residência Artística Vila Sul, com a proposta de fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul a partir do acolhimento de artistas e agentes culturais de diversas áreas, linguagens e origens. Noventa e oito residentes já experimentaram esta oportunidade.
Cinema Drive-In do Goethe-Institut
12 de novembro (quinta-feira), 20h
“As Filhas do Fogo” (2018), de Albertina Carri
Drama/Erótico | 115 minutos | Argentina | Classificação indicativa: 18 anos
13 de novembro (sexta-feira), 20h
“Zama” (2018), de Lucrecia Martel
Drama/Cinema de época | 115 minutos | Argentina | Classificação indicativa: 14 anos
19 de novembro (quinta-feira), 20h
“Kokon” (2020), de Leonie Krippendorff
Coming-of-age / LGBT | 95 minutos | Alemanha | Classificação indicativa: 12 anos
20 de novembro (sexta-feira), 20h
“Sangue de Pelicano” (2019), de Katrin Gebbe
Drama | 121 minutos | Alemanha | Classificação indicativa: 16 anos
Onde: Estacionamento do Goethe-Institut Salvador-Bahia
Acesso pelo Vale do Canela
Quanto: R$ 10 por veículo [até 4 pessoas por veículo]
Vendas em: www.sympla.com/goethebahia
Lotação de 20 veículos