Na tarde desta terça-feira (10), no Palácio do Planalto em Brasília, o governo federal, lançou o Plano de Retomada do Turismo Brasileiro. O Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio antes de entrar no mérito do evento reforçou a importância que o governo de Jair Bolsonaro tem dado ao segmento.
“Pela primeira vez na história o presidente da República abre as portas do palácio para que houvesse um evento dessa magnitude envolvendo todo trade do turismo brasileiro, mostrando que o senhor tem a sensibilidade de reconhecer o que o turismo representa. São mais de 7 milhões de empregos e 8.1% do PIB nacional”, elencou o ministro citando a fala anterior do presidente da Embratur, Gilson Machado Neto.
Coalisão com retomada
Segundo Marcelo, as três medidas provisórias aprovadas pelo governo (MP 936, MP 948 e MP 963) salvaram empregos e empresas, garantiram o direito do consumidor, evitou cancelamentos de pacotes já vendidos e injetou recursos no setor. “Este evento serve para consolidar uma parceria entre todos os setores do turismo. Uma parceria que o Ministério do Turismo procurou aproximando os setores da economia do turismo”, disse Marcelo, enumerando as entidades e representantes presentes. Trade Turístico, CNM – Confederaçao Nacional dos Municípios, o Fornatur – Fórum Nacional do Turismo, todas as Secretarias de Estado de Turismo, além do Sistema S. “O que acontece aqui é uma grande coalisão, uma grande aliança em favor da retomada do turismo brasileiro”, resumiu.
Mensagem ao turista
O ministro finalizou com uma mensagem ao turista: “A você turista, nós podemos afirmar, que o turismo brasileiro está preparado para recebê-lo. Procure o estabelecimento que contém o Selo do Turismo Responsável. São mais de 23 mil estabelecimentos que obedecem os protocolos de biossegurança, pois se preocupam com a saúde do turista e com o desenvolvimento do nosso Brasil”.
Como era uma cerimônia de lançamento, não foram apresentadas as principais linhas do programa.
*Fonte: Diário do Turismo