Por João Jacques
Apesar de a pandemia de Covid-19 ter impactado a sociedade como um todo e, sobretudo, o turismo, a Brazilian Luxury Travel Association caminha para o final de 2020 com saldo positivo. Depois de ter contribuído ativamente para a criação dos protocolos de segurança que foram adotados pelos hotéis desde o início da retomada do setor, realizado seu fórum anual em formato inédito (totalmente digital) e ser certificada com o selo Safe Travels da World Travel & Tourism Council, a BLTA amplia seu portfólio com mais cinco associados: Fazenda Santa Vitória (foto), Carmel Taíba Exclusive Resort e Pousadas Trijunção e Tatubel, além da operadora Abercrombie.
“Com propostas diferenciadas de hospitalidade e prestação de serviços, os novos afiliados têm pontos em comum que os qualificam a se integrarem ao portfólio da entidade. Todos possuem perfil focado no segmento de luxo, com alto padrão de qualidade nos produtos e serviços oferecidos”, afirma o presidente da BLTA, Martin Frankenberg.
Por sua vez, a diretora executiva da BLTA, Simone Scorsato (foto), ressalta aspectos compartilhados pelos novos associados que refletem os critérios para ingresso na entidade, assim como seu posicionamento: “O nosso luxo está intimamente ligado à sustentabilidade, à unicidade, à qualidade e à diversidade da experiência do viajante. É o charme da simplicidade versus o exagero da sofisticação. É a possibilidade de escapar dos rigores da vida moderna e se reconectar com liberdade e apreciação das coisas boas da vida por meio da imersão e interação com a cultura e natureza do destino”, diz. “Em conjunto, cada um deles imprime em sua proposta de atuação os valores que pautam nossas ações e fazem parte do nosso estatuto, como ética, qualidade, sustentabilidade, inovação e afetividade”, complementa.
Nesse contexto, ressalta que o afiliado, por meio da BLTA, tem um papel fundamental no auxílio do crescimento contínuo e sustentável do turismo de luxo brasileiro, orientando e estimulando as entidades responsáveis sobre a importância da exposição do Brasil com base em anos de experiência e know-how dos maiores nomes da hospitalidade e do turismo de luxo.
Os novos de 2020
Para os que estão se integrando neste ano ao portfólio da BLTA, as expectativas são as melhores. “Para nós da Fazenda Santa Vitória, trata-se de uma oportunidade de estabelecermos boas parcerias e estarmos presentes no radar dos viajantes alinhados ao conceito de turismo consciente da associação”, afirma Fábia Raquel, proprietária dessa centenária e charmosa fazenda localizada em Queluz (SP), encravada entre as montanhas da Serra da Mantiqueira.
De acordo com Jane Assis, gerente-geral das Pousadas Trijunção (foto) e Tutabel (ambas na Bahia), estes novos endereços vêm se somar a um outro associado da BLTA, a Pousada Literária (Paraty/RJ) – as três pertencem ao mesmo grupo de hotéis. “Pela nossa experiência como associado, posso dizer que a integração destes dois empreendimentos ao portfólio está embasada, também, na forte representatividade da associação na divulgação do turismo no Brasil para os próprios brasileiros e para o turista estrangeiro”, afirma.
Com a entrada da Trijunção, que tem este nome por estar localizada na divisa de Goiás, Minas Gerais e Bahia, a BLTA passa a estar presente no único bioma brasileiro onde ainda não estava, o Cerrado. Dos 33 mil hectares da fazenda em que está localizada a pousada, 90% são mantidos como áreas de preservação. Já a Tutabel, em estilo ‘pé na areia’, era a antiga casa à beira-mar do publicitário Nizan Guanaes localizada na quase privativa Praia de Itapororoca, em Trancoso (o badalado distrito de Porto Seguro).
Taíba
Igualmente associada da BLTA, a rede cearense Carmel Hotéis – que já mantinha uma de suas propriedades no portfólio, o Carmel Charme (Aquiraz), agora participa com mais um, o Carmel Exclusive Resort, situado na bucólica praia da vila de pescadores de São Gonçalo do Amarante (distante 70 km de Fortaleza) que dá nome ao empreendimento.
“Estar na BLTA com mais esta unidade nos faz ter uma visão melhor do mercado, gerando business, troca e bons relacionamentos, algo importantíssimo para os nossos hotéis”, diz o gerente comercial, Humberto Egydio. Entre outras peculiaridades que sinalizam elegância, conforto e privacidade à beira-mar, o Carmel Taíba inova em seu design que valoriza a exuberância da natureza, tem o projeto de seus interiores concebido pelo arquiteto João Armentano e seu spa leva a assinatura da francesa Caudalie. Além disso, e em alinhamento aos preceitos da associação, 80% de seus colaboradores são da própria comunidade.
Mais nova integrante do quadro de operadores da BLTA, a DMC Abercrombie – que abriu sua primeira filial no Brasil em 2016 – faz parte de uma das maiores redes de operadoras de turismo de luxo do mundo. Para seu gerente-geral no país, Mikael Castro, a associação brasileira reúne o melhor deste segmento no mercado nacional. “Além disso, encontro na BLTA 90% dos nossos fornecedores e parceiros e, juntos, conseguimos nos unir para fortalecer nossa atividade e acreditamos que podemos dar ainda mais visibilidade ao Brasil como destino de luxo”, avalia.
Sobre a BLTA
Facebook: bltaoficial Instagram: @brazilian_luxury_travel Site: http://blta.com.br/ Portal Fórum: bltaforum.com.br |
*Fotos: divulgação