Por Rafael Torres
Sua charmosa vila colonial, seu famoso Quadrado histórico e suas exuberantes praias fazem de Trancoso (foto) um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. A mistura do rústico e moderno, do religioso e laico, do luxuoso e simples tornam esse distrito de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, Sul da Bahia, um lugar de sonho e realidade ao alcance de todos.
Arraial d’Ajuda, por sua vez, tem um quê bucólico, de vila praiana à primeira vista, mas o também distrito de Porto Seguro vai muito além da igreja e seu mirante cheio de fitas coloridas das promessas de romeiros e de quem por ali passa. Arraial é uma festa e as ruas Broadway e Mucugê, apelidada de “a rua mais charmosa do Brasil”, point da vida noturna, concentram uma infinidade de bares com música ao vivo, restaurantes, lojas de grife, shoppings a céu aberto, hotéis e pousadas.
Por outro lado, Trancoso como muitos pensam equivocadamente, não se resume somente a hotéis de luxo, gastronomia requintada e boutiques famosas. Sim, todas estão lá e cada qual escolhe a que lhe convém. O espaço físico é democrático e atende todas as classes com serviços e oportunidades diferenciadas.
Na Praça São João, o famoso e cultuado Quadradode Trancoso é palco das principais festas religiosas e populares da vila. Lá está localizada a Igreja de São João Batista, mais conhecida como “igrejinha do Quadrado” datada dos séculos XVII/ XVIII.
A religiosidade também é um ponto de destaque de Arraial. A maior representatividade da fé local, embora o sincretismo religioso se faça onipresente como ocorre em toda a Bahia, é a Igreja de NS d’Ajuda, primeiro santuário mariano do Brasil, de 1550.
PRAIAS
A Praia do Espelho a cerca de 30 minutos de carro, por estrada de chão, do centro de Trancoso, é considerada a terceira mais bela do Brasil. Falésias brancas e alaranjadas margeiam boa parte de sua extensão e, próximo às areias da praia, as piscinas naturais que surgem com a maré baixa são incríveis. Lá é possível observar coloridos corais e mil tonalidades de azul e verde nas águas tranquilas para mergulhar com toda a família.
Além dela, há praias praticamente desertas como a de Itapororoca, que no inverno se torna o point do surf e a Ponta de Itaquena, um refúgio da vida silvestre na localidade; agitadas como a dos Coqueiros, a mais próxima do centro, Nativos e do Rio da Barra, cenário incrível para fotos; e a do Rio Verde, onde uma lagoa convida a descansar o corpo e a lavar a alma.
Em Arraial, as praias são um espetáculo à parte. Ao todo são oito (Apaga Fogo, Aracaípe, dos Pescadores, Mucugê, Parracho, Pitinga, Lagoa Azul e Taípe). Em quase toda a orla, à maré baixa, o recife de corais transforma o mar em uma calma piscina natural, onde podem ser avistados pequenos peixes e crustáceos. A Praia do Mucugê é a mais badalada de Arraial e também a mais próxima do centro. Para quem deseja um pouco mais de tranquilidade, é só seguir a orla, que possui uma grande faixa de areia branca e fina, que contrasta com o verde azulado do mar.
Revisitando o Brasil
O programa Revisitando o Brasil do Ministério do Turismo @mturismo, realizado pela Embratur @embraturbrasil, parceiros e colaboradores é uma ação de incentivo à retomada do turismo interno. Ele já passou por Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Nesta quarta edição, a última de 2020, a Bahia foi contemplada e desde hoje passamos a mostrar tudo o que existe de melhor em Porto Seguro e dois de seus distritos mais visitados e badalados da Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia, Arraial d’Ajuda e Trancoso.
Nesta viagem contamos também com a parceria da @portoseguroturismo, @pspresort, @grupoarturismo, @ginogastronomia @casalatorre, @pousdabahiabonita, @chefcaiosilva e @banzerestaurante
*Fonte: mercado&eventos; Foto: divulgação