O IX CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira (www.cachoeiradoc.com.br), que faz uma homenagem à professora e líder religiosa Makota Valdina nesta edição online, encerra sua programação no domingo, 20 de dezembro, num ato poético.
O cantor, músico e compositor Tiganá Santana (foto) estará ao lado do poeta, contista e compositor Lande Onawale num encontro musical transmitido às 16h, pelo YouTube (CachoeiraDoc).
Os dois possuíam relação específica e especial com Makota Valdina, por isso, vão compartilhar um momento de conversa filosófica sobre o pensamento de Valdina Pinto, além das repercussões na sociedade e nas próprias obras dos artistas. O pensamento negro contemporâneo tem, na postura intelectual de Makota, uma importante referência, já que ela foi uma conhecedora do candomblé angola-congo, mas também, a partir desta matriz religiosa e suas cosmogonias, ela projetou-se como uma notável líder e intérprete de dilemas políticos, sociais e existenciais do nosso tempo. A estilista Alice Pinto, sobrinha de Makota, participará com leituras de poemas da homenageada.
Tiganá Santana defendeu sua tese de doutorado no mesmo dia da passagem de Valdina Pinto (Makota Zimewanga ou Makota Valdina, como ficou conhecida): um estudo sobre a cosmologia bântu-kongo, a partir do congolês Bunseki Fu-Kiau. Essa abordagem faz ressoar as pesquisas da intelectual baiana e sua relação com o filósofo africano. Já Lande Onawale partilhou muita vivência religiosa e política com Makota. * Foto: Jose de Holanda.
IX CACHOEIRADOC
Encerramento: encontro entre o poeta, escritor e compositor Lande Onawale e o cantor, músico e compositor Tiganá Santana
Quando: 20 de dezembro, domingo, às 16h.
Transmissão gratuita das atividades pelo YouTube: CachoeiraDoc
Programação completa em: www.cachoeiradoc.com.br