O estado mexicano de Quintana Roo, onde se encontram as praias de Cancun, vai cobrar uma taxa turística de 10 dólares (8,20 euros) aos visitantes estrangeiros que chegarem à região a partir de Abril de 2021.
A imprensa internacional indica apenas que a taxa será cobrada a turistas estrangeiros, sem especificar se será um imposto cobrado por chegada ou por dia e se será aplicável a menores, entre outros detalhes.
A secretária de Estado do Turismo de Quintana Roo (Sedetur), Marisol Vanegas, citada nas notícias, considera que a taxa “não prejudicará” a chegada de turistas.
Marisol Vanegas argumentou que “há muitos outros destinos” que cobram taxas turísticas e que a medida é necessária devido à quebra da atividade turística no estado de Quintana Roo provocada pela pandemia de covid-19.
Hoteleiros, agências de viagens, operadores turísticos e companhias aéreas rejeitam a medida e alertam para as consequências que terá nas chegadas de turistas, designadamente porque em destinos concorrentes como a República Dominicana e Cuba não estão a ser implementadas taxas turísticas.
*Fonte: Presstur/PT; Foto: visitmexico.com