Por Yuri Abreu
Quem tiver condições de tirar aquele merecido descanso no período do Réveillon (serão pelo menos quatro dias) fora de Salvador, certamente já vai querer aproveitar o quanto antes a possibilidade de curtir a virada do ano nos diversos destinos pelo estado – lembrando que é preciso tomar todos os cuidados para evitar aglomerações e, assim, impossibilitar a disseminação do coronavírus, além do uso, claro, da máscara e do álcool em gel.
Nesta quarta-feira, um dos locais que deve ter um grande fluxo de pessoas é a Rodoviária de Salvador. Porém, com a pandemia de Covid-19, os horários extras que normalmente são oferecidos pelas empresas de transporte devido a grande demanda de passageiros, não vão ocorrer, estando apenas em funcionamento os 540 que operam diariamente.
Entre as cidades mais procuradas estão Feira de Santana e àquelas localizadas nas regiões sul e extremo-sul do estado, além das do Litoral Norte. Para se ter uma ideia do efeito do surto mundial, dentro desse total, a demanda mensal caiu de 280 mil embarques para 112 mil – esses números levam em consideração o mês de novembro.
Mesmo assim, para evitar transtornos, a Agerba, agência que regula o transporte de passageiros na Bahia, orienta aos que precisam viajar neste período que realizem a compra de passagem com antecedência, já garantindo o bilhete de retorno. Além disso, é recomendável viajar em datas anteriores a este feriadão, evitando o grande movimento que é esperado na véspera de Réveillon. Por outro lado, a expectativa é a de que o movimento de retorno à capital baiana seja intenso no próximo domingo, dia 3 de janeiro.
FERRY
No sistema ferry-boat, a Internacional Travessias Salvador, empresa que administra o modal de transporte, está com o funcionamento ampliado até o dia 6 de janeiro, com a realização de viagens extras, incluindo as madrugadas, nos momentos de maior demanda. Conforme a concessionária, os horários fixos são das 5h às 22h, além das 23h30, de segunda a sábado; sendo a partir das 6h aos domingos e feriados – em ambos os terminais, São Joaquim e Bom Despacho. Seis embarcações estão previstas para realizar a travessia entre a capital baiana e a Ilha de Itaparica.
Por conta da pandemia, o sistema está operando com algumas restrições, com as viagens deverão cumprir a regra de atendimento a 75% da capacidade dos barcos para os pedestres e o uso da máscara é obrigatório. Já o atendimento aos veículos foi ampliado no início deste mês para 100% da disponibilidade de vagas. Outra medida adotada foi a redução da venda da passagem para apenas uma por pessoa. Ainda de acordo com a concessionária, neste período, o serviço de Hora Marcada está suspenso. *Fonte: Tribuna da Bahia.