Fortemente afetado pelo novo coronavírus, o setor do turismo aposta nas viagens domésticas. Por meio do turismo doméstico, é possível recuperar o setor, tirando-o da crise.
O investimento na divulgação dos destinos e suas atrações, bem como em garantir mais segurança aos turistas por meio de ações que reduzem o risco de contaminação por Covid-19, têm sido práticas adotadas por diversos países.
E o Brasil tem muito a oferecer, já que conta com destinos para todas as idades e gostos. Inclusive, já está com muitas atividades abertas, focando sempre na segurança dos visitantes.
turismo doméstico para recuperar setor
Seguindo o protocolo de segurança do Ministério da Saúde e OMS, o turismo nacional já vem se recuperando. Embora com um retorno gradativo, bastante planejado e mais cauteloso, o país vem estimulando as viagens domésticas.
E para esse começo, muitos brasileiros estão optando por viagens a destinos mais próximos. Ou seja, escolhendo roteiros que possam ser realizados com veículo próprio, o que diminui o risco de contaminação por Covid-19.
Outro ponto importante é a atenção dos viajantes em contratar o seguro de viagem ou confirmar/trocar o plano de saúde para um com cobertura nacional. Essa é mais uma forma de prevenção e cuidados que muitos brasileiros vêm adotando.
Além disso, os estabelecimentos já estão seguindo, rigorosamente, os protocolos, adotando as novas medidas sanitárias. Os aeroportos estão exigindo o uso de máscaras, tanto para circulação interna dos viajantes, quanto nas aeronaves.
E para reduzir ainda mais o risco de contágio, existem orientações espalhadas por todo o espaço, o álcool em gel fica à disposição, bem como eles estão seguindo também uma configuração mais rigorosa de assentos.
Antes de entrar nas aeronaves, é preciso que os passageiros passem por uma triagem de temperatura, garantindo assim, a saúde de outros.
Setor de turismo movimenta a economia mundial
Os números provam o quanto o setor de turismo vem contribuindo com a economia mundial. Em 2018 foram realizadas quase nove bilhões de viagens domésticas em vários destinos espalhados pelo mundo.
Enquanto isso, 2019 movimentou US$ 8,9 trilhões no turismo, gerando 330 milhões de empregos. Para recuperar o setor, vários países estão incentivando viajantes nacionais, de forma com que o turismo doméstico consiga tirar o turismo da crise.
Somente no Brasil, após o novo coronavírus se espalhar pelo país, 49,9 mil empresas que prestam serviços turísticos fecharam entre março e agosto. Desses, 96,7% incluem pequenos e micronegócios, como aponta Alexandre Sampaio, da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
Pesquisa aponta interesse de brasileiros por viagens domésticas
Uma pesquisa divulgada pela Aviesp, coordenada pela Mapie Consultoria, aponta o interesse dos brasileiros por viagens domésticas. Ela apresentou um total de 26% de intenções para viagens ao Nordeste no pós-pandemia.
Atrás, um total de 14% prefere as praias regionais, enquanto 11% a Serra Gaúcha e 8% o Rio de Janeiro. Enquanto isso, essa pesquisa aponta baixo interesse por viagens internacionais.
Destinos mais procurados por brasileiros em 2020
Desde que chegou ao Brasil, o novo coronavírus obrigou os brasileiros a desmarcar ou reagendar suas viagens. A retomada gradual do setor ainda ocorre aos poucos, mas já é possível saber quais são os destinos mais procurados.
Conforme levantamento da agência de viagens on-line Zarpo, os destinos mais buscados, entre seus clientes, foram: Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. Neste último, o turismo local alcançou 77% dos viajantes, que escolheram como destino de viagem, especialmente, Mangaratiba e Búzios. Já em São Paulo 68% dos viajantes optaram por destinos próximos.
Destinos mais recomendados para viajar no verão 2021
Muitas cidades estão retomando as atividades turísticas no Brasil, aos poucos. No geral, os destinos mais recomendados, enquanto o vírus continue circulando pelo país, sem vacina, são os mais próximos à localidade do viajante.
Algumas sugestões incluem:
1. Manaus/AM
A cidade possui diferentes atrativos, tanto dentro quanto na natureza. Entre as opções, chamam a atenção dos visitantes: praias do Rio Negro, Centro Histórico, visita a museus, cruzeiro pelo Rio Negro e Solimões, nadar com botos, visitar aldeias indígenas e outras.
2. Caldas Novas/GO
É importante saber que alguns atrativos ainda seguem restrições, enquanto que hotéis e pousadas e os parques aquáticos estão recebendo cerca de 50% do total da capacidade, incluindo o Rio Quente Resort e o Hot Park.
3. Tiradentes/MG
Visitar uma pequena cidade, de clima bucólico, pode ser uma aposta para muitos brasileiros. Além disso, a cidade é um atrativo por conta da gastronomia local, artesanato e passeios pela natureza. A Maria Fumaça, por exemplo, está funcionando, com todos os cuidados para reduzir o risco de contaminação pelo novo coronavírus.
É importante ficar atento ao que abre e como funciona cada um dos destinos de viagens nacionais e suas atrações.
*Fonte: Jornal MG Turismo