Por Felipe Lima
O ano mal começou e, para Pernambuco, as notícias já são otimistas. Para a primeira semana do ano, a expectativa é que a malha aérea do estado em janeiro cresça 14%, comparado com dezembro. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), 5.883 voos são esperados para o Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife.
A estimativa é que haja uma média diária de 190 voos, entre pousos e decolagens, no terminal da capital pernambucana. Comparado com outras capitais do Nordeste, o Recife – que está entre os destinos mais procurados do Brasil- se posiciona no topo do ranking, seguido por Salvador (BA), com 167 voos diários, e Fortaleza (CE), com 95 operações aéreas diárias.
“O segundo semestre de 2020 demonstrou a capacidade de ressurgimento do Turismo de Pernambuco, com a retomada gradual da atividade em todo o Estado. Agora, para 2021, seguimos rumo à recuperação total da nossa malha, com a ampliação no número de voos operados”, pontua Rodrigo Novaes, secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco.
Recife possui liberação da Anac para fazer ligações diretas com 36 destinos nacionais. São eles:
- Aracaju
- Belém
- Brasília
- Campina Grande
- Caruaru
- Confins
- Cuiabá
- Fernando de Noronha
- Fortaleza
- Foz do Iguaçu
- Goiânia
- Jericoacoara
- João Pessoa
- Juazeiro do Norte
- Maceió
- Manaus
- Natal
- Palmas
- Parnaíba
- Petrolina
- Porto Alegre
- Porto Velho
- Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont)
- Salvador
- São José dos Pinhais
- São Luís
- São Paulo (Congonhas, Guarulhos, Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto)
- Serra Talhada
- Teresina
- Uberlândia
- Vitória
- Lisboa (Portugal)
- Ilha do Sal (sem data de início)
Além de Recife, o terminal de Petrolina também vem registrando bons números no início do ano. O Aeroporto Senador Nilo Coelho estima receber 309 voos, interligando diretamente o sertão do estado a quatro destinos: Recife, Salvador, Campinas e Guarulhos.
*Fonte: Brasilturis