Turismo religioso: Lavagem do Bonfim, em Salvador, não terá caminhada ou carreata

O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Sérgio da Rocha, recebeu para um café, na manhã de hoje (12), as visitas de cortesia do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita Ana Paula Mattos. O encontro aconteceu na Residência Episcopal, na Federação. Um dos temas tratados foi a programação do cortejo da Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (14) de uma forma bem diferente do que os baianos e turistas estão acostumados, em função da pandemia e das medidas sanitárias.

A tradicional Lavagem do Bonfim aconteceria nesta quinta-feira, dia 14, reunindo milhares de baianos e turistas. Foto: Max Haack/Secom.

 

Após o café, Bruno Reis detalhou a programação da festa religiosa na mesma coletiva em que apresentou o plano de vacinação municipal contra a Covid-19, no Complexo de Vigilância à Saúde, na Avenida Vasco da Gama. O padre Edson Menezes, pároco da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, também esteve presente. Este ano, a imagem do Senhor do Bonfim vai desfilar sozinha, com transmissão ao vivo através do site www. santuariosenhordobonfim. com/ webtv e redes sociais da basílica.

Para evitar aglomerações e a disseminação da Covid-19, não haverá caminhada ou carreata. O trânsito, inclusive, não será interditado em nenhum momento. A imagem do Senhor do Bonfim vai sair às 8h da Igreja da Nossa Senhora da Vitória, seguindo pela Avenida Sete de Setembro até o Terreiro de Jesus. De lá, retorna pela Rua Carlos Gomes, desce a Avenida Lafayete Coutinho (Contorno), passa pela Igreja da Conceição da Praia e segue até a Colina Sagrada.

“A máxima do Bonfim nos anos anteriores era ‘quem tem fé, vai a pé’. Agora, em função da pandemia, quem tem fé fica em casa e acompanha tudo pela internet. É o apelo que fazemos, inclusive para grupos religiosos, de corrida e de caminhada, bem como para os amigos que já estavam se mobilizando percorrer fazer o trajeto. O Senhor do Bonfim também quer preservar a vida das pessoas. Essa caminhada pode ser feita em outro momento”, disse o prefeito.

O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Sérgio da Rocha, recebeu as visitas de cortesia do prefeito de Salvador Bruno Reis e da vice-prefeita Ana Paula Mattos, na Residência Episcopal, no bairro da Federação. Foto: Beto Jr.

 

Bruno Reis explicou que a Prefeitura vai garantir o fechamento da Colina Sagrada nesta quinta. A basílica também estará fechada e não haverá a tradicional lavagem das escadarias. Apenas as autoridades eclesiásticas e políticas participarão do ato de recepção da imagem. Tudo será transmitido pela internet. “Temos que respeitar as medidas sanitárias para quem a gente não precise ter que tomar atitudes mais drásticas, como outras cidades estão fazendo”, complementou o prefeito.

Missas

Padre Edson afirmou que missas ocorrerão nesta quinta às 7h20 e às 18h, com transmissão pela internet e redes sociais da paróquia. “A basílica estará fechada o dia inteiro. Somente a imagem que será colocada no adro da igreja. Quando ela chegar à basílica, farei a transmissão de uma mensagem, como faço todos os anos, da janela do templo. Esse é o momento da gente cuidar da vida de todos”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *