Saiba mais sobre o dia dedicado ao Senhor do Bonfim na Bahia

 

Uma tradição de centenas de anos do calendário de festas da Bahia teve de se adaptar aos tempos de coronavírus. Para evitar aglomerações, o cortejo e a lavagem do adro da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, que seriam nesta quinta-feira (14), foram cancelados. Mas a imagem do santo seguiu em carro de bombeiros da Igreja da Vitória até a Colina Sagrada, onde foi abençoada pelo padre Edson Menezes, ao som do hino oficial.  

 “Depois de termos passado por algumas ruas do centro de Salvador conduzindo a imagem, estamos aqui para elevar a nossa prece ao Nosso Senhor do Bonfim, pedindo sua proteção contra o coronavírus”, disse o religioso.  O desfile e as atividades na igreja foram acompanhados pelos fiéis em transmissão nas plataformas digitais. 

 O secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, observou que o formato do evento este ano é simbólico do momento que todos vivem e que os cuidados devem ser tomados para a superação da pandemia. “Se conseguirmos a imunização coletiva contra o coronavírus e pudermos no ano que vem ter a festa na perspectiva que conhecemos, será sem dúvida um grande momento para essa tradição”, disse.  

 Segundo o comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel César Albuquerque, o trajeto da imagem de Nosso Senhor do Bonfim pelas ruas de Salvador transcorreu de forma pacífica e disciplinada. “Não houve aglomerações em nenhum momento e nenhuma ocorrência policial”.  

 Vitória

 O historiador Rafael Dantas, da Secretaria de Turismo da Bahia, lembrou que esta foi a segunda vez na história do cortejo do Bonfim em que a imagem do santo saiu da Igreja de Nossa Senhora da Vitória. “A primeira foi em 1923, por conta das comemorações do centenário da Independência da Bahia, e a partir da década de 1930 começou a seguir da Conceição da Praia ao Bonfim, em um percurso de 8 quilômetros”.  

 Pela programação festiva da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, houve missa às 7h20 desta quinta-feira, e outra estava programada para as 17 horas. A novena, que prossegue até sábado, acontece às 19 horas. O dia da Festa do Bonfim é o domingo, quando ocorrem missas às 7h30, 9 horas, 10 horas, 15 horas e 17 horas, com transmissão pelo Youtube e web TV. *Foto: Tatiana Azeviche

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *