A Iberia, que em Novembro de 2019 anunciava a compra da Air Europa por mil milhões de euros, assinou um novo acordo para comprar a companhia aérea da Globalia por 500 milhões de euros, que pagará apenas em 2026.
O IAG, que junta a companhias Iberia, British Airways, Vueling, Aer Lingus e Level, sublinha em comunicado que o acordo está condicionado a uma “negociação satisfatória” entre a Iberia e a holding espanhola de participações estatais SEPI, que concedeu um empréstimo à Air Europa de 475 milhões de euros em 2020.
A conclusão da aquisição da Air Europa pela Iberia está prevista ocorrer no segundo semestre deste ano, estando ainda sujeita a aprovação da Comissão Europeia.
O IAG defende que a compra da Air Europa é “estrategicamente importante para o futuro do IAG e da Iberia”, designadamente por “aumentar a importância do hub do IAG em Madrid, transformando-o num verdadeiro rival de Amesterdão, Frankfurt e Paris Charles de Gaulle”.
O grupo sublinha que a aquisição permite “desbloquear novas oportunidades de crescimento de rede” e oferecer “benefícios significativos ao cliente, proporcionando maior escolha e flexibilidade de programação e maiores oportunidades de ganhar e resgatar milhas”.
O negócio permitirá sinergias “significativas” de custos e de receitas, sendo expectativa do IAG ver um aumento de ganhos no primeiro ano completo após a conclusão da aquisição.
O grupo prevê que o dinheiro gasto em 2021 com a compra da Air Europa será “mínimo” e antecipa fluxos de caixa líquidos positivos pelo menos até ao reembolso do empréstimo da SEPI em 2026, quando as sinergias da fusão deverão estar a funcionar em pleno.
O valor bruto dos ativos da Air Europa em 31 de Dezembro de 2019 era de 967 milhões de euros. Nesse ano, a companhia do grupo Globalia teve receitas de 2,1 mil milhões de euros, lucro operacional de 71 milhões de euros e lucro antes de impostos de 42 milhões de euros, segundo dados citados no comunicado do IAG.
A Air Europa transportou 13,1 milhões de passageiros em 2019, mas no ano passado, devido aos efeitos da pandemia de covid-19, o volume de passageiros caiu cerca de 70%.
A frota da Air Europa é constituída por 52 aeronaves, menos 16 que em finais de 2019. Todas as aeronaves, exceto uma, são contratadas em leasing operacional. O IAG estima o passivo de arrendamento (IFRS 16) da Air Europa em cerca de 1,6 mil milhões de euros no final de 2020.
“Fazer parte de um grande grupo é a melhor garantia de superar os desafios atuais do mercado, o que também beneficiará a Air Europa assim que a transação for concluída”, frisou Luis Gallego, CEO do IAG, citado no comunicado.
Javier Hidalgo, CEO da Globalia, afirmou por sua vez que o negócio “é um grande esforço de todos nós e é a melhor forma de recuperar o turismo, o transporte em Espanha e o hub de Madrid”.
Javier Sánchez-Prieto, CEO da Iberia, destacou que o sentido estratégico da aquisição “para reforçar a competitividade do hub de Madrid num cenário global”.
*Foto: divulgação/ Arquivo Turismo Total