Reuters – Por Valerie Volcovici
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou ordens executivas na quarta-feira que visam controlar todo o governo federal no combate à mudança climática no país e no exterior, colocando a questão no centro de sua presidência.
As ordens cumprem várias das promessas de campanha do presidente democrata para combater as mudanças climáticas e a justiça ambiental, e marcam uma forte reversão de seu predecessor republicano, Donald Trump, que visava maximizar a produção de petróleo, gás e carvão dos EUA eliminando as proteções ambientais e climáticas .
A seguir estão algumas das principais medidas nas ordens executivas de Biden:
TERRA FEDERAL
As ordens instruem o secretário do Interior a “pausar novos arrendamentos de petróleo e gás natural em terras públicas ou em águas offshore” … para permitir uma “revisão abrangente” do impacto do programa nas mudanças climáticas e benefícios para os contribuintes.
Eles também orientam o secretário do Interior a aumentar a produção de energia renovável na área federal, incluindo a duplicação do desenvolvimento eólico offshore até 2030, garantindo que cerca de 30% das terras e águas federais sejam conservadas.
SUBSÍDIOS DE COMBUSTÍVEL FÓSSIL
As ordens determinam que os chefes das agências suspendam os subsídios aos combustíveis fósseis dentro dos limites da lei e que o diretor do Escritório de Gestão e Orçamento “elimine os subsídios aos combustíveis fósseis da solicitação de orçamento para o ano fiscal de 2022 e depois”. O Congresso tem a palavra final sobre a alocação do orçamento, o que significa que alguns dos subsídios da indústria do petróleo poderiam sobreviver com apoio suficiente dos legisladores.
ABORDAGEM DE GOVERNO INTEIRO
As ordens estabelecem um Escritório da Casa Branca de Política Climática Doméstica para coordenar as políticas de todo o governo. A conselheira nacional do clima, Gina McCarthy, criará uma força-tarefa composta por todos os principais secretários de gabinete para desenvolver “ações federais fundamentais para reduzir a poluição climática e aumentar a resiliência aos impactos das mudanças climáticas”.
FINANCIAMENTO E DIPLOMACIA DO CLIMA INTERNACIONAL
Sob a direção do enviado presidencial especial para o clima, John Kerry, os Estados Unidos desenvolverão um plano de financiamento do clima para ajudar “os países em desenvolvimento a implementar medidas ambiciosas de redução de emissões, protegendo ecossistemas críticos, criando resiliência contra os impactos das mudanças climáticas e promovendo o fluxo de capital para investimentos climáticos e longe de investimentos de alto carbono. ”
O presidente também realizará uma cúpula dos líderes mundiais sobre mudança climática em 22 de abril, quando Washington terá como objetivo revelar uma promessa de redução das emissões de carbono para 2030 no âmbito do acordo climático de Paris.
JUSTIÇA AMBIENTAL
As ordens exigem que a Casa Branca crie um conselho interagências de justiça ambiental e um conselho consultivo para “aumentar os esforços do Governo Federal para lidar com a injustiça ambiental atual e histórica”.
Eles também orientam o conselho a publicar recomendações sobre como direcionar 40% dos benefícios dos investimentos em energia limpa para as comunidades mais desfavorecidas para remediação, habitação sustentável e treinamento da força de trabalho.
REVITALIZANDO COMUNIDADES DE ENERGIA
Biden criará um Grupo de Trabalho Interinstitucional para ajudar as partes do país que deverão ser mais afetadas por uma transição dos combustíveis fósseis.
ESTÍMULO VERDE
As ordens pedem ao secretário do Tesouro que desenvolva uma estratégia de como os Estados Unidos podem influenciar as instituições financeiras internacionais, incluindo o Grupo Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, a investir em projetos que não agridem o clima e evitar os que não o são.
SEGURANÇA NACIONAL
As ordens tornam as mudanças climáticas uma prioridade para a segurança nacional e a política externa. Eles exigem que o diretor de inteligência nacional prepare uma estimativa de inteligência nacional sobre o impacto da mudança climática na segurança dentro de quatro meses.
COMPRAS
As ordens exigem que o governo elabore um plano dentro de 90 dias para usar “todas as autoridades de compras disponíveis” para comprar produtos feitos nos Estados Unidos para ajudar a alcançar a meta de um setor de eletricidade livre de poluição de carbono até 2035 e alcançar um veículo federal de emissão zero frota.
*Fonte: Diário do Turismo