Manaus projeta alavancar o turismo até 2024

Devido à pandemia de covid-19, os planos para o Turismo de diversas regiões do Brasil e do mundo sofreram alterações significativas, já que, agora, os esforços públicos estão concentrados no combate à doença e na própria recuperação do setor. Apesar do atual cenário, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos de Manaus (Manauscult) tem planejado ações específicas para alavancar o Turismo da cidade nos próximos quatro anos, incluindo o acolhimento dos trabalhadores que estão em situação de vulnerabilidade social, o apoio a projetos do trade e a promoção de Manaus em feiras e eventos.

RECUPERAÇÃO DO DESTINO

Manaus está entre as dez cidades mais ricas do Brasil. Foto: Divulgação

Para superar os impactos causados pela pandemia de covid-19, a Manauscult pretende implantar uma campanha nas mídias sociais especializadas a fim de reverter a imagem negativa que o destino tem acumulado ao longo de um ano, por conta da pandemia. De acordo com a diretora de Turismo da fundação, Oreni Braga, o mais importante agora é acolher os prestadores de serviços turísticos e ajudá-los na medida do possível para que possam se reerguer.

“A capital da Amazônia está no olho do furacão, mas isso não será para sempre. Os empresários precisam respirar e a cidade precisa se estruturar melhor, resgatar e repaginar a sua imagem. Serão quatro anos desafiadores, mas com trabalho, dedicação e resiliência, vamos tratar Manaus com o devido respeito que ela merece”, ressaltou Oreni.

PLANOS PARA O TURISMO ATÉ 2024

Além das ações para enfrentar a crise, a Manauscult planeja desenvolver ações de Planejamento e Segurança Jurídica, do Plano Municipal de Turismo, do Plano de Marketing do Turismo, além da reativação do Fundo Municipal de Turismo.

“O Turismo é a indústria da paz e do desejo, e muita gente sente desejo de vir conhecer Manaus. Porém, precisamos investir mais em novos voos, apoiar mais os empresários do setor com linhas de financiamento que sejam acessíveis, melhorar a infraestrutura de mobilidade da cidade e estruturar melhor os atrativos para que o turista tenha uma permanência maior e consuma mais os nossos produtos”, disse a diretora de Turismo da Manauscult.

Em relação à estratégia de capacitação, as ações visam capacitar e qualificar os prestadores de serviços turísticos na capital. No que se refere à infraestrutura, a fundação pretende sinalizar os atrativos culturais que foram restaurados no centro histórico da cidade. Já as estratégias de divulgação incluem a participação efetiva nas feiras e eventos de interesse turístico de Manaus e apoio aos famtours e press trips que dão demandados por parceiros.

Ainda nos próximos quatro anos, a Manauscult pretende conquistar novos voos para consolidar a cidade como o hub da Amazônia Internacional e captar recursos para implantar projetos inéditos, como o Centro Cultural Latinoamericano, As Barbaças Turísticas, a segunda etapa da Sinalização Turística de Manaus, o Maior Parque Temático da América do Sul.

Atualmente, Manaus conta com 280 guias de Turismo que vivem da atividade, hotéis que empregam mais de 60 mil pessoas, artesãos que vivem de suas produções e canoeiros que constituíram suas cooperativas. “Manaus é uma metrópole como qualquer outra do Brasil. Aliás, Manaus está entre as dez cidades mais ricas do País e merece um olhar diferenciado como um dos destinos turísticos referendados pelo Ministério do Turismo e pela Embratur”, afirmou Oreni. “Na gestão do prefeito David Almeida, Manaus por certo receberá o tratamento devido. O Brasil e o mundo ouvirão, novamente, notícias boas e sedutoras de Manaus como destino turístico para se conhecer e viver experiências únicas”, destacou. Fonte: Panrotas.

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