A MSC Cruzeiros destacou nesta quinta-feira (28) as embarcações Virtuosa e Seashore que entrarão em serviço neste ano e contam com sistemas híbridos de limpeza de gases de escape (EGCS) e sistemas de redução catalítica seletiva (SCR), alcançando uma redução de 98% das emissões de óxido de enxofre (SOx) e reduzindo as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) em 90%.
“Nosso objetivo de longo prazo é atingir uma operação de impacto zero e esta é a jornada em que estamos hoje. Enquanto trabalhamos com nossos parceiros para identificar novas tecnologias que nos levarão mais perto desse objetivo com cada novo navio que construímos e colocamos em serviço, continuamos a equipar nossos navios com as tecnologias mais recentes e eficazes do mercado”, pontua Pierfrancesco Vago, presidente Executivo da MSC Cruzeiros.
Seus sistemas de tratamento de águas residuais foram projetados de acordo com a Resolução MEPC 227(64) da Organização Marítima Internacional e alcançam padrões de purificação que são mais elevados do que a maioria das instalações de tratamento de águas residuais em terra.
“Estamos muito satisfeitos em sermos parceiros de outros líderes da indústria em seus campos de atuação para, juntos, pesquisar e desenvolver novas soluções que irão apoiar o caminho para a descarbonização do transporte marítimo. Este é outro exemplo de nosso compromisso com o desenvolvimento acelerado de tecnologias e soluções ambientais da próxima geração”, reforça.
Projetos e pesquisas
Como todas as novas construções da MSC Cruzeiros, eles também serão equipados com energia “shore-to-ship”, permitindo que se conectem às redes de energia locais enquanto estão atracados nos portos onde está infraestrutura está disponível.
A MSC Cruzeiros está também fazendo parcerias com a Universidade de Vaasa, o Chek Consortium (de Carbonising shipping by enabling Key Technology symbiosis on real vessels concept designs project), a World Maritime University, Wärtsilä, Cargill, Lloyds Register, Silverstream Technologies, Hasytec, Deltamarin, Climeon e BAR Technologies.
O consórcio está prestes a receber financiamento do Horizon 2020, programa da União Europeia para pesquisa e inovação. O projeto procurará demonstrar os benefícios sinérgicos de tecnologias inovadoras, incluindo propulsão de hidrogênio, anti-incrustante por ultrassom, lubrificação a ar do casco, sistemas de conversão de resíduos em energia e software de otimização digital, totalmente integrados para maximizar a eficiência em todos os aspectos da operação do navio. Os resultados serão amplamente divulgados para apoiar o aprimoramento da competência em toda a indústria.
Investimento
Olhando para o futuro, em 2022, o MSC World Europa, o primeiro navio movido a GNL da companhia, será entregue e, em 2021, os trabalhos começarão para um segundo navio movido a GNL, o quinto navio da classe Meraviglia.
O MSC World Europa estará entre os navios de cruzeiro mais avançados tecnologicamente trazendo uma série de inovações ambientais para o mercado. O principal deles é um projeto de tecnologia de célula de combustível de óxido sólido movido a GNL de 50 quilowatts que oferece um potencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 25% em comparação com um motor GNL convencional.
À medida que combustíveis sustentáveis não fósseis, como o bio GNL, tornam-se mais amplamente disponíveis, a MSC Cruzeiros prevê a sua implantação de forma ampla em seus navios movidos a GNL para reduzir ainda mais as emissões de gases de efeito estufa.
“Cada novo navio que se junta a nossa frota incorpora soluções para minimizar nossa pegada ambiental. O MSC Virtuosa e o MSC Seashore não serão exceção. Conforme novas tecnologias são identificadas, também trabalhamos para melhorar a frota existente, investigando oportunidades de modernização, incorporando novas medidas de redução de uso de energia, trabalhando extensivamente com especialistas da indústria e buscando combustíveis alternativos para atingir as ambiciosas metas de redução da intensidade de carbono da nossa indústria”, afirma Linden Coppell, Diretora de Sustentabilidade da MSC Cruzeiros. Fonte: Brasilturis.