Documentário, Festival e música ao vivo na TV e online são oferendas para Iemanjá na Bahia

A Festa de Iemanjá ganha destaque na programação da TVE nos dias 1° e 2 de fevereiro. Em razão da pandemia, não haverá a tradicional aglomeração de pessoas no Rio Vermelho, mas a TVE transmite ao vivo do show “Márcia Castro convida Margareth Menezes”, do Festival Oferendas, nesta segunda-feira (1°), às 20h. Já amanhã, terça-feira (2), o documentário “Festa de Iemanjá” de Fabíola Aquino será exibido às 20h30. Destaque ainda para as reportagens especiais nos telejornais com detalhes da celebração, que será diferente nesse ano em função da necessidade da população manter o isolamento social.

 

Em homenagem à Rainha das Águas, na segunda-feira, o Festival Oferendas, vai tentar transpor a atmosfera tradicional que acontece no Rio Vermelho através de um Doc Live com apresentações musicais, performances e experimentações audiovisuais. Em casa mantendo o isolamento social o telespectador da TVE poderá assistir ao show “Márcia Castro convida Margareth Menezes” hoje, segunda-feira (1°), às 20h.

No dia 2 de fevereiro, vai ao ar o documentário “Festa de Iemanjá” que narra o surgimento, há quase um século, dessa manifestação que hoje é patrimônio imaterial de Salvador. Dirigido pela cineasta Fabíola Aquino, a obra conta a história da festa, como é organizada e protagonizada por pescadores, pelo povo de santo do Candomblé, da Umbanda, de outras religiões e, inclusive, ateus. O filme traz as transformações, pertencimentos, a salvaguarda da louvação à divindade de matriz africana. O documentário será exibido às 20h30 e, em horário alternativo, às 23h.

*Fonte: Tribuna da Bahia; foto: divulgação

Compartilhe         

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *