“O maior problema não é o que cada país está a fazer por si próprio. O problema está em como os países trabalham juntos”, alertou o ex-secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai, num webcast do Travel Weekly.
Atualmente co-presidente do Global Travel and Touris Resilience Council, Taleb Rifai enfatizou que “alguns governos estão a requerer testes, alguns estão a fazer vacinação melhor que outros. Mas o mundo não está a trabalhar em conjunto. O problema é o sistema multilateral a desmoronar-se. Até mesmo a EU não está a trabalhar em conjunto”.
Taleb Rifai, depois de enfatizar que as pessoas quando aterram num país têm que saber o que precisam de fazer, comentou que o Reino Unido não deve ser diferente de França, diferente da Alemanha, diferente de Hong Kong ou da Guatemala.
“Este é o problema. O sistema internacional precisa de trabalhar em conjunto”, frisou o anterior dirigente da OMT, que considerou que a ONU, a OMT e a Organização Mundial de Saúde não estão a ser capazes de o promover.
Taleb Rifai exemplificou que não pode continuar a exigir testes PCR até 72 horas antes de se viajar e outros a impor quarentenas.
*Fonte: PressTur/PT: Foto, divulgação: arquivo Turismo Total