Entre os alemães, as férias na praia são de longe o tipo de férias mais popular, mas as experiências na natureza e atividades ao ar livre tornaram-se mais relevantes durante a pandemia do coronavírus. Estas são algumas das principais conclusões de uma análise promovida pela Statista, uma das análises sobre consumo do mundo, solicitada pela ITB Berlin.

Os dados revelam que as as preferências dos tipos de férias dos turistas alemães permaneceram mais ou menos estáveis durante a crise pandêmica. Assim, em 2018, mais da metade dos cidadãos alemães entrevistados com idades entre 18 e 64 anos disseram preferir férias na praia, que emergiu como o vencedor absoluto entre os vários tipos de férias. Visitas a familiares e amigos, viagens de fim de semana e estadas em resorts com tudo incluído ocuparam o segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente. Em 2020, todos os tipos de férias sofreram uma queda acentuada, fruto da situação pandêmica que se vive por todo o mundo.
No ano passado, as férias na praia voltaram a liderar as preferências, mas notou-se um crescimento nas férias em regiões montanhosas, juntamente com experiências na natureza e atividades ao ar livre. No sentido inverso, a procura por férias associadas a cidades viram diminuída a sua atratividade.
A tendência de férias na natureza na Alemanha, que aumentou durante a pandemia do coronavírus, reflete-se em pesquisas relativamente frequentes no Google por certas palavras-chave. No verão de 2020, as pesquisas por “caminhadas” e “passeios de bicicleta” foram muito mais frequentes do que em 2019. Essa tendência de férias na natureza também é confirmada pelos acessos às páginas dos sites mais populares da Alemanha para atividades ao ar livre, que também registaram um grande aumento de visitantes em 2020.
Uma plataforma baseada em IA que oferece insights sobre o comportamento do consumidor constata também que, atualmente, mais de dois milhões de alemães estão interessados em caminhadas, dos quais cerca de 58% são mulheres e 42% são homens com idade média de 32 anos. “Este público-alvo leva a consciência ambiental e as mudanças climáticas muito a sério”, salienta o estudo. No geral, as viagens sustentáveis parecem ser um tópico cada vez mais importante para a indústria do turismo. Fonte: Publituris.