A infraestrutura turística do município de Mata de São João, na Costa dos Coqueiros, ganha novos equipamentos, com a reabertura, nesta quinta-feira (11), do museu do Castelo Garcia D’Ávila, em Praia do Forte, e a construção de uma ciclovia em trecho que liga essa localidade ao distrito de Imbassaí. Outra novidade é a assinatura de ordem de serviço para a construção do Centro de Atendimento ao Turista – CAT, que será instalado em Imbassaí.
Os detalhes das obras e projetos, além de outros assuntos relacionados à infraestrutura do município, foram tratados durante reunião entre o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, e o secretário de Turismo de Mata de São João, Alexandre Rossi, nesta quinta-feira (11), na sede da Secretaria de Turismo da Bahia – Setur-BA.
Com inovações tecnológicas e conteúdo multimídia de alta resolução, o museu do Castelo Garcia D’Ávila oferece uma nova experiência aos visitantes, com maior interatividade e mais informações sobre a cultura e a história locais. O destaque é a saga dos Garcia D’Ávila, fundadores da segunda casa fortificada do Brasil.
O Castelo ficará aberto para visitações das 10 às 16 horas, de quarta a domingo. Os ingressos custam R$ 30, inteira, e R$ 15, meia.
A ciclovia, em fase adiantada de construção, está no trecho entre a Praia do Forte e a portaria do Iberostar, e permitirá uma rota mais tranquila e segura próxima à linha da praia.
O Centro de Atendimento ao Turista – CAT, que será construído pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia – Seinfra, com ordem de serviço assinada na quarta-feira, terá mais de mil metros quadrados e incluirá espaço para convenções com capacidade de 600 lugares, receptivo para turistas e salas para pequenas reuniões de negócios.
“É um equipamento importante para atender os turistas que circulam pelo Litoral Norte, além de oferecer espaço para palestras, requalificações e eventos de negócios, entre outros”, diz o secretário Fausto Franco.
Na reunião (foto), ele conversou também com Alexandre Rossi sobre a possibilidade de incluir a igreja da vila de Praia do Forte no projeto de reativação dos sinos de igrejas da Bahia. Com a inauguração dos sinos da Basílica da Conceição da Praia, no último domingo (7), são sete os templos de Salvador que têm os equipamentos reativados, além de um em Trancoso.
*Fotos: divulgação