Obras do Prodetur Bahia no Museu do Recôncavo resultarão em integração com comunidade

Questões relacionadas à integração da comunidade de Caboto aos projetos de requalificação do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho e de seu atracadouro foram tratadas em reunião, na manhã desta segunda-feira (15), na Secretaria de Turismo do Estado – Setur-BA.  Sob a mediação da deputada Maria del Carmen, representantes da Associação Comunitária Amigos de Caboto – Acac apresentaram ao chefe de Gabinete, Benedito Braga, suas principais expectativas em relação às obras do Prodetur Bahia.

O museu Wanderley Pinho, no distrito de Caboto, município de Candeias, que integra a região metropolitana de Salvador, passa por obras de requalificação. Foto: Mateus Pereira/Gov-Ba.

 

Acessibilidade, inclusão da comunidade em projetos sociais, cursos profissionalizantes, construção de trilhas, capacitação de guia de turismo para jovens da comunidade e saneamento foram alguns dos itens em discussão. “É importante que as pessoas que visitarem o museu visitem também a comunidade, por isso seria interessante a construção de uma trilha para este acesso”, pontuou Robson Santana, da equipe de Maria del Carmen.

“A geração de emprego e renda é o principal objetivo dos nossos projetos turísticos, por isto é importante conhecer as demandas para estudar a melhor forma de integrar a comunidade ao uso dos equipamentos”, disse Benedito Braga. Ele lembrou que as obras estão ainda em processo, mesmo com a pandemia, e que em novas etapas, como licitação, serão melhor definidas formas de integração com os moradores locais.

O chefe de Gabinete da Setur ressaltou também que a requalificação e administração do museu e do atracadouro envolvem órgãos como Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural – Ipac, Secretaria de Cultura do Estado – Secult, Secretaria de Infraestrutura – Seinfra e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – Conder, e que novos encontros serão marcados com a participação de seus representantes para discutir as questões relacionadas à comunidade.

Participaram também da reunião desta segunda-feira a presidente da Acac, Fernanda Pita; o superintendente de Investimentos em Zonas Turísticas da Setur, Antônio Fernando, e os técnicos da Setur, Bruno Barbosa, José Borba, Márcio Correia e Marcos Miranda, entre outros.

A requalificação do Museu Wanderley Pinho em Caboto, distrito de Candeias, é a única intervenção cultural das 13 realizadas pelo Prodetur na Baía de Todos-os-Santos. O equipamento está comemorando hoje 50 anos. As outras obras são de infraestruturea náutica e incluem a requalificação do atracadouro do museu. O programa é desenvolvido pela Setur, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e contrapartida do Governo do Estado.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *