Por Nelson Rocha
Apesar do cancelamento oficial do Carnaval de Salvador por conta da pandemia, o Grupo Catussaba Hotéis & Resorts registrou alta ocupação de turistas regionais durante o período que poderia ter sido de folia na capital baiana.
Socorro Alcoforado, gerente comercial da rede, informou ao Portal e Revista Turismo Total que os apartamentos disponíveis, em número reduzido, no Catussaba Resort, Catussaba Business e Catussaba Suites, situados a beira mar, foram ocupados por visitantes que seguiram rigorosamente os novos protocolos sanitários. As buscas partiram sobretudo do mercado regional, resultado “de um trabalho que já estava sendo feito anteriormente, e a gente teve cada vez mais a possibilidade de colher estes frutos”, conforme a executiva.
Casais e famílias dos estados de Sergipe e Maceió, assim como de cidades baianas, entre as quais Feira de Santana, Jequié, Vitória da Conquista e Eduardo Magalhães, foram maioria nos hotéis, com retorno aos seus destinos de origem programado para esta Quarta-feira de Cinzas.
Socorro observa que a resposta do exterior, com relação ao número de reservas para o período, foi praticamente zero. “Infelizmente. A gente, que era um produto que trabalhava muito o mercado internacional, hoje temos pouquíssima demanda. No réveillon tivemos algumas reservas pontuais, mas no decorrer de janeiro e fevereiro a gente não recebeu nada do mercado internacional”, pontuou, creditando a ausência de turistas estrangeiros à escalada pandêmica mundial.
Focado no avanço dos protocolos higiênicos, com o propósito de oferecer melhor segurança sanitária aos clientes, o Grupo Catussaba aposta na promoção das confortáveis unidades em redes sociais e no contato direto através de consultas ao portfólio de clientes. Socorro Alcoforado destaca ser, na atualidade, a resposta do segmento turístico mais forte do que a do segmento corporativo, que sentiu mais os efeitos provocados pela crise na saúde.
“Só atendemos a empresas que precisaram realmente ficar em funcionamento, alguns profissionais que não tinham como deixar de viajar. Houve uma limitação do número de pessoas. Antes o universo era muito maior”, diz Socorro referindo-se ao menor número de hóspedes corporativos no Catussaba Business Hotel devido a pandemia, o que levou o grupo a um trabalho promocional no sentido de atrair mais o mercado de lazer, com resultados satisfatórios no que diz respeito a ocupação.
Um casal mineiro, que se despertou para o charme do Catussaba Business Hotel através da internet, aproveitou o período “carnavalesco” para desfrutar do conforto e tranquilidade da unidade. “A gente se sente em casa, seguros e da varanda do apartamento que ocupamos vemos o verde do entorno e a piscina. Ainda temos a praia próxima, baiana de acarajé do outro lado da rua, enfim, estamos num bom lugar da Bahia. Já fazemos planos para retornar”, comentou o turista de BH, sem se identificar.
*Endereço do Catussaba Business Hotel: Alameda Dilson Jatahy Fonseca, 105 – Stella Maris, Salvador – BA, 41600-100
Central de Reservas: 55.71.3374-8080