Se para muita gente foi difícil encarar o fato não ter o Carnaval em 2021, por conta da pandemia de covid-19, é melhor ficar atento, pois existe uma possibilidade da festa não acontecer no ano que vem, já que a doença, na Bahia, desde o início do ano, vem registrando aumento tanto no número de casos, quanto no de mortes.
O alerta foi feito médico, cientista e coordenador do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, Miguel Nicolelis. De acordo com o especialista, se as medidas como o toque de recolher – que terão início a partir das 22h de hoje em 343 cidades da Bahia, após anúncio feito pelo Governo do Estado, na última terça-feira – não forem respeitadas, elas podem não ter qualquer tipo de êxito na tentativa de se baixar os índices.
“Se nada for feito, se continuarmos com esses índices crescendo, com essas curvas crescendo assustadoramente, se as pessoas acharam que não ter Carnaval em 2021 foi grave, a possibilidade da gente não ter Carnaval em 2022 começa a ser real”, disse Nicolelis, em entrevista à TV Bahia, ontem (18).
“Porque essa situação parece que pode perdurar ao longo de todo o ano de 2021. É importante que a gente deixe isso claro: se nada for feito, não haverá solução com medidas paliativas que são conhecidas como sendo ineficazes em todo o mundo, como o toque de recolher”, acrescentou o médico.
*Fonte: Tribuna da Bahia; Desenho: Cantor e compositor Gerônimo, por Caó Cruz