Com a missão de celebrar o aniversário do Rio de Janeiro – que completa 456 anos -, e ainda apoiar a luta contra a Covid-19 nas comunidades indígenas da Amazônia, um timão de artistas se encontra virtualmente no Festival Demarcação Já Remix, que acontece no dia 1º de março, a partir das 21h30, no Youtube.
Durante a live beneficente, você pode contribuir, por meio de um QR Code, com qualquer quantia para ajudar a APIB – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, que tem feito um importante trabalho de conscientização e enfrentamento à pandemia nas aldeias.
A festa começa um pouco mais cedo, às 14h, na página do Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola no Facebook, onde rola um bate-papo mega especial entre o DJ MAM, o compositor Carlos Rennó e Claudio Rocha Miranda, coordenador do palco de música eletrônica do Rock in Rio. Eles falam sobre os caminhos e desafios da criação de um festival de Economia Criativa.
Em seguida, na live principal do Festival Demarcação Já Remix, a partir das 21h30, você assiste a uma série de depoimentos, vídeos e apresentações musicais no canal de Gilberto Gil no Youtube.
Entre os convidades para essa festa, estão Chico César, Criolo, Felipe Cordeiro, Dona Onete, Letícia Sabatella, Sônia Guadalajara, DJ MAM, Coral Guarani Tenonderã, Oskar Metsavaht, Denilson Baniwa, Batman Zavareze, Carol Santana, Djuena Tikuna e muites outres. Dá uma olhada:
Gil apresenta “Aquele Abraço” e lança o videoclipe da música “Do Guarani ao Guaraná”, uma parceria com Lenine, DJ MAM, Rodrigo Sha e o Coral Guarani Tenonderã. Essa canção (ouça aqui) inaugura o projeto Jazz Botânico.
Esse tributo aos povos da floresta na data do aniversário da Cidade Maravilhosa tem a proposta de reforçar os laços históricos da capital com os indígenas. Afinal, boa parte da identidade hospitaleira da população carioca se deve ao vínculo com os povos Guaranis e Tubinambás, que são alegres, guerreiros, apaixonados por música e pela dança.